quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O Sabujo - H.P. Lovecraft


EM MEUS TORTURADOS ouvidos ressoa um pesadelo zumbindo e vibrando incessantemente e o longínquo uivo de um gigantesco sabujo. Não é sonho. Temo ser plena loucura. Há muito tive essa piedosa dúvida. St. John é um cadáver dilacerado. Só eu sabia o motivo. E sei tanto, que estou a ponto de estourar meus miolos por medo de ser mutilado da mesma maneira. Sob escuros e ilimitados corredores de contos góticos, perambula e negra e informe Nêmesis, que me induz à autodestruição. - H.P. Lovecraft

Escrito em setembro de 1922 e publicado originalmente na Weird Tales em fevereiro de 1924, The Hound, traduzido como O sabujo. O título original é uma menção a um grupo de cães de caráter único, próprio e exclusivo por ter um poderoso olfato, servindo perfeitamente como cães de caça. Nisso, a uma variedade enorme de espécies que podem realizar esse feito (do Springer Spaniel Inglês até um Foxhound americano), e o Lovecraft não estabelece uma raça, então acho que o título já faz uma indução do leitor. Provavelmente, "Cão de caça", seja um título menos questionável.

HQ - link aqui
Esse conto marca a primeira menção ao Necronomicon, embora a primeira referência ao Abdul Alhazred, o árabe louco por trás do compêndio blasfemo tenha aparecido um ano antes (1921), em “A cidade sem nome” mas pelo resto da vida Lovecraft expandiu os comentários e menções ao tomo proscrito nas obras como O caso de Charles Dexter Ward (1927) e Sussurros na Escuridão (1930). Apesar da aparente riqueza de referências, muitas alusões são extremamente vagas. Podemos dizer que o livro funesto traz informações relativas a lugares, assuntos e entidades (nesse caso, um amuleto de jade que simboliza o culto de necrófagos de Leng, na Ásia Central).

Um debate levantando a algum tempo em um grupo sobre o autor, é se a relação entre o personagem narrador (sem nome) e seu amigo St. John mantinham uma relação homossexual. Não há nenhuma peculiaridade que fuja muito dos protagonistas de Lovecraft e que indique esse caminho. Ambos tem gostos extravagante e funestos, lendo livros proscritos e com o passatempo nada convencional de violarem túmulos e enfeitaram uma sala inteira com tesouros usurpados dos mortos e com cadáveres incluindo de carniças.