domingo, 12 de março de 2017

Cilindros cerebrais em Plutão - Sussurros na escuridão (H.P. Lovecraft)


Aquelas inóspitas montanhas certamente são o posto mais avançado de alguma temível raça cósmica - como não duvido nem um pouco desde que li que um novo planeta foi avistado além de Netuno, exatamente como aqueles seres haviam dito que iria acontecer. Os astrônomos, com uma precisão medonha de que mal suspeitam, nomearam essa coisa de "Plutão". Sinto, acima de qualquer suspeita, que ele seja nada menos que o noturno Yuggoth - e estremeço quando tento descobrir o real motivo por que seus monstruosos habitantes queiram que ele se faça conhecido dessa forma nesta época em especial - H.P. Lovecraft


A história se desenrola em torno dos acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Albert N. Wilmarth, folclorista amador e professor de literatura na Universidade do Miskatonic, começa a ser consultado após relatos sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, e tenta vincular os relatos às crenças populares da região.

O assunto ganha os jornais e com isso surge Henry Wentworth Akeley, um folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que poderia imaginar.

Trocando cartas assíduas com Henry Akeley, Albert N. Wilmarth percebe que as cartas ficam cada vez mais perturbadoras, tendo Akeley discorrendo das características de tais seres, falando das evidências, de rastros inumanos pelas terras e objetos estranhos encontrados sem precedentes.

Uma prova de toda a primazia de Lovecraft ao desenvolver esse tema, a ficção científica se mescla com o suspense e o horror e nos permite acompanhar a assustadora história de Wilmarth e Akeley. A cada descoberta o leitor se sente mais próximo, junto com o protagonista, de encontrar a verdade por trás de tudo.