quarta-feira, 15 de março de 2017

Nova previsão de impressão de ''Arthur Machen - O mestre do oculto" e outras notícias da Clock Tower


Saudações amigos,

Vou lhes falar sobre o status de produção do livro de Machen, mas antes peço um minuto de atenção a outras coisas:

- EDITORA JOVEM
- INFLUÊNCIA PARA OUTRAS
- ONDA DO MERCADO

Sou sincero em lhes dizer que nós somos uma editora jovem, com apenas 3 livros lançados até o momento, isso não é nem o começo quando se fala em catálogo para uma editora. E ninguém nos ensinou a fazer livros, fomos aprendendo, perguntando e se informando, mas sempre tentando fazer o melhor no sentido de tentar trazer produtos com alguma diferenciação. E esses diferenciais (nomes dos compradores nos livros, alguns de nossos livros saem com ilustrações, fontes e papeis mais amigáveis, exemplares numerados, etc... tem sido de certa forma copiados por outras editoras, e eu acho isso é bom, bom para o leitor, mas vai de vocês verem quem está se inspirando e fazendo também um bom trabalho ou quem está indo na onda). Como falei anteriormente traduzir e publicar é fácil, mas não é esse o caminho que escolhemos.

CASO DO PROJETO FRACASSADO: HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO
Eu tinha um projeto para lançar esse clássico do gênio Clive Barker, até fiz um contato com a agente literária dele. Mas, como envolvia pagamento e direitos autorais e uma cota de no mínimo 1000 livros impressos para mim foi complicado, uma vez que não temos tanto apoio assim por edição, sei que tem um pessoal muito engajado com a editora, mas em termos qualitativos e não quantitativos. Então publicar escritores com direitos autorais é ainda um desafio. Não vou mencionar qual editora lancou tal livro a partir da divulgação de nossa ideia nas redes sociais, mas eu tenho certeza absoluta que faríamos um trabalho muitíssimo melhor. Mesmo ele tendo sido lançado, quiçá um dia eu consiga um acordo e maior apoio eu lancarei esse clássico ai vocês vão ver o que estou falando...

O fato de já ter em nosso idioma não significa nada eu acredito, pois como falei o leitor hoje não está mais interessado em ter isso ou aquilo traduzido, o desafio é apresentar algo novo. Vejam o exemplo do nosso 'O Mundo Fant. de HP Lovecraft' que foi muito bem recebido, muito embora tais contos presentes nele já tinham sido traduzidos e lançados muitas vezes antes...

TENDENCIA DE LANÇAMENTO FUTUROS
Devido a esse crise ou a gente se adpata ou deixa de existir, em face disso e eu busquei inspiraçao em algumas editoras extrageiras que lançam produtos com qualidade, mas com um pouco menos de páginas (quiçá até lançar em volumes, que no final se traduzirá em um número maior de páginas traduzidas), e no momento apenas livros brochura, mas sempre com qualidade.

PRÓXIMOS PROJETOS
Por conta do que ocorreu com HELLRAISER eu pensei em deixar em off nossas ideias de livros. Mas, estou mudando um pouco de opinião e vamos começar a falar de projetos que estão no prelo. Acho que o público esta amadurecendo e entendendo muito bem o que é lançar livros na esteira ou na onda de outro, e mais do que apenas pegar algo traduzido o pessoal quer algo diferente, e esses diferencias estamos pensando sempre em novos.

Talvez livros assim signifiquem redução de preços, ou pelo menos seja uma alternativa a não aumentar os valores.

Talvez a gente faça campanhas no Catarse (se for viável, uma vez que o custo lá também é alto) e parta para a divulgação das propostas da editora em eventos.

Breve irei divulgar alguma coisa ai e tenho certeza que vocês vão se surpreender com o que virá.

PROBLEMAS TÉCNICOS
Como falei somos uma editora jovem, e infelizmente tivemos alguns problemas quanto a revisão. Tanto que nesse projeto atual do livro de Machen deixamos o trabalho de diagramação, capa e revisão para depois da campanha. Talvez no próximo livro a gente equilibre um pouco isso, fazendo quem sabe a capa pelo menos antes de fechar a campanha. Nesse livro antes de fechar a campanha nós tinhas os contos traduzidos apenas.

Eu sei que muitos estão ansiosos para ter o livro em mãos, mas não adianta correria e ter um produto com problemas. Pensamos em algumas estratégias para melhorar a revisão dos livros e isso de deixar uma parte do processo para depois da campanha faz parte desses esforços, entre outras coisas mais...

STATUS DO LIVRO E PREVISÃO
Nosso livro já está diagramado e a capa concluída e parte revisado. Restando agora a revisão que acredito dia 10 de abril estará pronta. Nesse mesmo dia também fecharemos acredito a ficha catalográfica, ISBN e orçamento com as gráficas. A nova previsão é que em abril seja impresso o livro, e no máximo maio estejamos enviando...

Abraços, Denilson Ricci, editor da Clock Tower