segunda-feira, 13 de março de 2017

Roteirizando pelas estrada dos anões - Dias Perfeitos (Raphael Montes) [SPOILER]


Um livro que virou best-seller internacional, Dias Perfeitos de Raphael Montes foi levado aos palcos dirigido pelo César Baptista e estreou no Rio de Janeiro nessa sexta (10).  O espetáculo fica em cartaz de sexta a domingo, no teatro Cândido Mendes, Ipanema, até o final de abril.

Escritor carioca, foi finalista dos prêmios São Paulo, em 2013, e Machado de Assis, em 2012, com seu primeiro romance, Suicidas (Benvirá) sua primeira obra adaptada para o teatro em 2015. Dias Perfeitos (2014) foi o seu segundo romance, lançado pela Companhia das Letras. Traduzido em de 14 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália e França a edição veio com um elogio do escritor americano Scott Turow na capa. A ideia nasceu a pedido da mãe que queria uma história romântica - e ganhou uma história de amor (um amor obsessivo).


O livro nos apresenta um protagonista Téo, um psicopata apaixonado por Clarice, uma jovem sonhadora que quer se tornar roteirista de cinema. Obcecado, ele desfere um golpe na cabeça de Clarice (que está escrevendo um filme de nome "Dias perfeitos") e parte com ela em viagem pelo Rio de Janeiro - a mesma viagem feita pelas personagens do roteiro de Clarice.

O final é interessante, nos dando duas possibilidades para um final que terminou em aberto: Clarice contrai Síndrome de Estocolmo e se apaixona por Téo (a ponto de casar com ele) ou ela tem a memória apagada e fala coisas (e deseja coisas) aleatoriamente, ou ela lembra de algumas coisas.