terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Eu, Robô de Isaac Asimov #3 "Razão"

Respectivamente: na frente, a edição da Editora Aleph e atrás a edição da Editora Expressão Cultural
UM ANO E MEIO DEPOIS, os rapazes tinham mudado de ideia. A chama de um sol tinha dado lugar à escuridão difusa do espaço, mas as variações externas pouco significavam no ofício de verificar o funcionamento de robôs experimentais. Fosse qual fosse a sua forção, a pessoa ficava cara a cara com um cérebro positrônico inescrutável, o qual os gênios antiquados diziam que devia funcionar assim ou assado. - Isaac Asimov
Donovan e Powell voltam depois de suas aventuras em Mercúrio, supervisionando agora uma estação espacial para captação de energia solar e o trabalho em si é coordenar o robô Cutie, um novo modelo de robô, o QT-1, que deve assumir o trabalho de supervisão da estação. Os problemas começam quando Cutie começa a pensar e fazer reflexões filosóficas.

Publicado originalmente em 1941 pela Astounding Science Fiction, o conto transforma - sob a visão religiosa do autor - os lideres religiosos em Cutie e os homens da ciência em Donovan e Powell em uma discussão sobre a religião (e o líder religioso) e os pesquisadores e ciêntistas.

A crença de Cutie que começa abordando o pensamento de Descartes (Penso, logo existo) e termina na severa obediência ao Conversor de Energia que, para ele, era seu Mestre e o tinha criado para substituir a sua obra imperfeita, os seres humanos. A ideia da estação era de captar a luz solar e mandar por via satélite para abastecer as casas na Terra, mas Cutie a refuta dizendo não acreditar que os dois homens - seres inferiores por diversas razões - foram os responsáveis por montá-lo, e pior, não acredita que a Terra seja habitada e há mundos desconhecidos no Universo.

A tradução do inicio do conto pela editora pela Editora Aleph trás uma pequena canelada: o conto original (e da primeira tradução da Editora Expressão Cultural) começa com MEIO ANO MAIS TARDE enquanto o dela - que foi a epígrafe do texto - da uma noção de tempo diferente UM ANO E MEIO DEPOIS. Na versão original da frase (HALF A YEAR LATER) da para ver que o sentido foi mudado e o mais próximo da tradução literal seria o da primeira edição.

SOBRE O AUTOR
Imagem da Equipe Asimov.
Ganhadora de prêmios internacionais, é uma equipe de robótica ligada ao IFES
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo).
Nascido em Petrovich, na Rússia, em 1920, Isaac Asimov editou e escreveu mais de quinhentos livros entre eles O fim da eternidade, Os próprios deuses e Fundação – universo criado em uma triologia que foi expandida para mais quatro livros e que rendeu uma premiação com um Hugo, a mais cobiçada homenagem prestada pela Convenção Mundial de Ficção Científica, como a melhor série já escritaSeu conto O cair da noite, escrito em 1941, foi considerado pela Associação dos Escritores de Ficção Científica da América como a melhor história de todos os tempos. Escritor diversificado, escreveu para todos os ramos imaginados: mistérios, artigos científicos, romances, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos. Outra coisa que foi constante na vida de do autor – assim como na de muitos cientistas – é o questionamento da existência de Deus (mesmo ele não acreditando na possibilidade de uma presença de força superior). Morreu na cidade de Nova York em 1992, em decorrência do HIV, contraído após uma transfusão de sangue.