terça-feira, 9 de maio de 2017

Conexões - A Torre Negra em outros livros de Stephen King


Buick 8 - O Buick é um Roadmaster 1954. 1+9+5+4=19. O 19 é um número simbólico na série A Torre Negra.

A Casa Negra - Continuação do controverso O Talismã, A Casa Negra desenvolve o enredo iniciado no conto "Low Men in Yellow Coats" de Heart in Atlantis sobre o Rei Rubro e seus Quebradores, personagens do terceiro volume de A Torre Negra, As Terras Devastadas.

A Coisa - Este livro fala sobre A Tartaruga, o mais importante dos Guardiães dos Feixes de Luz que conduzem à Torre Negra.

A Dança da Morte - Tem em comum com a série A Torre Negra o maléfico personagem de Randall Flagg, responsável pela praga que assola o mundo em A Dança da Morte e que reaparece como o Mago de Mago e Vidro, quarto volume da série.

Heart in Atlantis (inédito no Brasil) - No conto "Low Men in Yellow Coats" são revelados os planos do Rei Rubro para a Torre Negra: há anos ele vem reunindo pessoas dotadas de poderes psíquicos, os Quebradores, com o intuito de destruir os Feixes que sustentam a Torre. O personagem Ted, de Heart in Atlantis, é um Quebrador.

Hora do Vampiro - O personagem do maldito Padre Callahan, que desaparece em A Hora do Vampiro, reaparece em Lobos de Calla, quinto volume da série, para ajudar o ka-tet de Roland a derrotar os Lobos.

O Iluminado - Os diálogos imaginários entre Danny e Holloran lembram o tipo de conexão que liga os membros do ka-tet de Roland entre si.

Insônia - Primeiro livro de Stephen King em que aparece o personagem do Rei Rubro, Insônia revela como o universo é controlado por duas forças, a Direção e o Acaso, este último dominado pelo Rei Rubro. Também é o primeiro livro em que King aborda a natureza metafísica da Torre Negra.

Os Justiceiros - As caminhonetes dirigidas pelos Justiceiros têm antenas em cima parecidas com parabólicas, semelhantes às do urso Shardik de Terras Devastadas. No quinto volume da série, Lobos de Calla, quando Eddie e Jake estão em Nova York, descobrem que a versão atual do livro Charlie Chu-Chu é assinada por Claudia y Inez Bachman, mulher de Richard Bachman, que assina Os Justiceiros.

Os Olhos do Dragão - Em A Escolha dos Três, segundo volume da série, há uma referência a Roland ter visto Dennis e Thomas perseguindo Randall Flagg, como em Os Olhos do Dragão. Além disso, antes de chegar ao Reino de Delain, Flagg estava em Garlan, lugar que é mencionado na série A Torre Negra.

Pesadelos e Paisagens Noturnas - King retoma a idéia, presente na série A Torre Negra, da existência de mundos paralelos e de estranhos lugares onde a barreira entre esses mundos se esmaeceu.

Rose Madder - Menções à cidade de Lud, à rosa que cresce no terreno baldio e simboliza a Torre Negra no nosso mundo, e ao conceito de ka - todos elementos da trama da série A Torre Negra. Além disso, o mundo das pinturas de Rosie é ligado ao mundo de Roland.

Saco de Ossos - Recorrência do número 19, simbólico em A Torre Negra; os títulos dos três livros de sucesso escritos pelo personagem Mike Noonan fazem referência à natureza do Rei Rubro, personagem da série.

O Talismã - Referência ao Talismã como "o nexo de todos os mundos", que é o que a Torre Negra representa.

Tripulação de Esqueletos (conto "O Nevoeiro") - Recorrência do número 19, simbólico na série A Torre Negra.

Tudo é Eventual (contos "Tudo é Eventual" e "As Irmãzinhas de Eluria") - Em "Tudo é Eventual", o personagem Dinky Evershaw é um Quebrador. O conto "As Irmãzinhas de Eluria" faz referência direta à série A Torre Negra e a essa tribo de vampiras.

Tirado do site Stephen King