terça-feira, 8 de novembro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Assovie que Virei - 5 Histórias de Fantasmas de M.R. James #5: "Assovie que virei"

Créditos da Wikipédia

Conto que da nome ao livro, é o cenário clássico do terror, quase se tornando clichê: um homem que só acredita nas ciências decide realizar um treinamento de golfe em uma área litorânea que serviu de base para os Templários. Andando pela praia, achou um apito com várias inscrições apagadas mas uma só nítida: Assovie que virei.



O conto tem vários pontos específicos onde se pode identificar a habilidade do autor para invocar o horror em meio ao cotidiano e com um tom despreocupado.

A narrativa também mostra o preconceito dos anglicanos com os católicos na época e a visão de um descrente (na figura do intelectual) e de um crente (na figura do coronel).


O AUTOR
Montague Rhodes James (1862 – 1936) foi especialista em história medieval e reitor do King's College e do Eton College. Filho de um pastor anglicano, dês de criança se sentia atraído por bibliotecas e igrejas descuidadas. Durante a juventude estudou em Cambridge Seus estudos o levaram para outros países: Chipre, Dinamarca,  Alemanha, Áustria e Suécia. Apesar do trabalho erudito foi as histórias de fantasmas que deu sua fama. Seu primeiro conto foi "Canon Alberic's Scrap-book" para entreter os colegas no Natal, resgatou vários contos esquecidos de Le Fanu (escritor que muito admirava) organizando no livro "Madame Crowl's Ghost" em 1923. Seu diferencial foi sair do comum, o abandono dos clichês góticos na elaboração da trama e a influência de H.P. Lovecraft.