quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Resposta às críticas feitas à ABERST e ao livro Mulheres vs. Monstros - via Claudia Lemes


*Por Claudia Lemes

Me mandaram o link de um post feito pelo Alan de Sá no qual ele levanta pontos importantes sobre a literatura e a quem ela alcança. As poucas interações que tive com o autor do post foram muito positivas, mas suas críticas bem injustas, talvez por falta de conhecimento dos processos e filosofias por trás da associação e da minha coletânea de contos. Por isso, faço o esclarecimento.

No post, diz: "Assim como no caso do fantasismo, levanto ressalvas para a atuação da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST) (...) acompanho e gosto da existência da associação. Mas me incomoda bastante a baixíssima presença de pessoas pretas na associação (dos listados no site, somente a Meg Mendes), assim como de nordestinos, e nos projetos que, direta ou indiretamente, fazem parte da ABERST."

Vamos lá: quase 90% da ABERST é composta de associados engajados com questões de ativismo. Há diariamente, debates sobre todas essas questões na associação. Inclusive, está acontecendo uma neste exato momento no nosso grupo de Whatsapp.

Eu não posso forçar ninguém a entrar na associação. Eu posso fazer da associação um lugar convidativo para qualquer minoria. Quem segue nossas redes sociais já viu que nos posicionamos em relação ao racismo e à homofobia, mesmo contra a opinião de alguns associados. Eu, inclusive, para quem não sabe, sou bissexual. Quando eu era presidente, o conselho diretor era formado por 1 mulher e 5 homens. Hoje o conselho é 50% de mulheres, entre elas a Valquíria Vlad, cearense.

A ABERST, além de se posicionar, externa e internamente, é acolhedora para todos. Mas associar-se é um ato voluntário. Como vou forçar mais pessoas negras a participarem da nossa comunidade? E quem sou eu para forçar qualquer pessoa a fazer qualquer coisa?

Do blog: "Um exemplo: em Mulheres vs Monstros, livro com artigos e contos sobre personagens femininas da literatura, mitologia e cinema contra criaturas malignas (metaforizadas ou não), dos 12 autores que fazem parte (Cláudia Lemes, Clara Madrigano, Duda Falcão, Fábio Fernandes, Jana Bianchi, Rodrigo Ortiz Vinholo, Denise Flaibam, Flávio Karras, Oscar Nestarez, Tito Prates e Larissa Brasil), nenhum deles é negro."

Em primeiro lugar. Eu sou uma pessoa. A ABERST é uma associação. Eu fico muito puta quando as pessoas acham que tudo o que eu faço é ligado à ABERST. Eu compreendo, mas isso me deixa irritada. Mulheres vs. Monstros não tem NADA a ver com a ABERST. É uma iniciativa MINHA.

Quando eu fui convidando autores, eu convidei um autor negro. Ele não pôde se envolver. Eu queria envolver a Camila Simões, que é negra. Já tinha feito um podcast com ela e era apaixonada pela sua forma de se posicionar, de falar, e pensar. Quando fechamos a lista de autores, a Jana Bianchi até comentou que a coletânea estava muito branca. Eu concordei. Fui convidando as pessoas com quem tinha mais contato e deu no que deu. Na hora que me liguei que havia pouca representação, mais uma vez pensei na Camila e ela topou prefaciar a obra, o que me deixou muito feliz. Acho estranho que o prefácio incrível dela tenha sido ignorado, já que é o primeiro texto do livro.

Depois da publicação do Mulheres vs. Monstros eu tive a oportunidade de conhecer melhor outras autoras negras de ficção especulativa. Conheci melhor o trabalho delas e fiz questão de indicar o que li e gostei. Sem dúvidas convidaria muitas delas para um próximo projeto, não apenas por uma questão de representatividade, mas pela qualidade literária do que produzem.

Recentemente, convidei a Karine Ribeiro para fazer a leitura sensível do meu próximo livro, para ter um feedback sobre como retratei minha personagem negra. Fiquei feliz que ela topou, porque conheço minhas limitações sobre o assunto.

O autor do post também se esquecer de mencionar o Jorge Alexandre Moreira, a Karine Ribeiro e o Luis Asp, outros autores negros que são associados. Mas eu também não gosto de nomeá-los aqui e ainda correr o risco de ser acusada de falar por eles. Eles podem falar por si e podem falar da associação. Não cabe a mim.

Como pessoa branca, o máximo que vou conseguir é ser uma das "bem intencionadas", infelizmente. Até onde meu pouco poder e influência levam, eu tentei ser humilde, inclusiva e mais ouvir do que falar quando o assunto é algo que eu nunca vou vivenciar- racismo. Talvez eu erre? Porra, com certeza. Mas gostaria que, antes de ser linchada em público, as pessoas me dessem o benefício da dúvida e procurassem saber mais sobre os processos e intenções dos bastidores.

Quem se increve para o prêmio ABERST e quem vence não depende de mim.

Quem se associa a ABERST não depende de mim.

Quem eu convido para projetos depende de mim, quem aceita, não.

Se alguém quiser estatísticas que eu fiz questão de levantar, no meu tempo livre, justamente sobre o perfil do autor nacional, sua etnia, de onde ele vem, onde ele mora, que religião segue, sua idade, seu nível de escolaridade e visão política, segue o link de uma pesquisa feita com 275 autores, que eu levei para minha palestra na FFLCH, justamente para questionar o elitismo da produção literária nacional. Ela não tem pretensão nenhuma de ser "completa", ela é só um ponto de partida. 

Enfim, como já dito, não tenho nada contra o autor do post, mas também não acho que ele tinha conhecimento suficiente de como funciona a ABERST, o Prêmio ABERST e minhas publicações. Se ele quiser conversar sobre o assunto, minhas portas estão abertas. Também gostaria que ele conversasse com os autores negros da associação para pegar a opinião deles.

Obs: eu não sou mais presidente da ABERST. Esse não é um comunicado da associação, ele é meu, como pessoa.