sexta-feira, 24 de maio de 2019

Entrevista com Cid Vale Ferreira do Sebo Clepsidra


1 - Qual foi o seu primeiro contato com a literatura?
Sendo filho de dois professores, o contato com livros e com a literatura foi muito natural para mim. Eu adorava enciclopédias e coleções sobre animais, por exemplo. Tive, portanto, uma boa dose de leitura estimulada em casa, além de uma vontade espontânea de vasculhar os livros dos meus pais, mas, se eu for pensar em como comecei a buscar livros por conta própria, eu diria que isso aconteceu quando eu tinha cerca de 11 para 12 anos. Eu amava horror desde muito cedo, adorava jogar RPGs sombrios como Ravenloft, e comecei a pedir aos meus amigos mais velhos que me emprestassem livros como Drácula. Eu peguei gosto pela leitura. Depois, quando eu já tinha uns 13 anos, amigos góticos começaram a me emprestar livros de Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo... comecei com esses mestres!

2 - Qual é o principal fator causador da crise editorial brasileira? É o monopólio de grandes empresas do ramo, é não ouvir os consumidores ou ignorar os novos meios de comunicação?
A crise editorial nada mais é do que a consequência imediata da crise das megastores. La Selva, Livraria Cultura e Saraiva quebraram com poucos meses de intervalo. Num mercado fundamentado pelas consignações, foi um golpe muito profundo para as editoras ver grande parte de sua mercadoria retida em livrarias gigantes sem saber se um dia receberão por ela, além de ver seus recebíveis sendo rolados em parcelas que às vezes levarão cerca de 15 anos para serem pagos. Houve editoras reduzindo o ritmo de lançamentos, editoras sob risco de falência conclamando seus leitores a divulgar suas obras preferidas, demissões em massa... o impacto foi enorme. O segundo fator foi político. As editoras que dependem de compras governamentais viram contratos sendo cancelados após já terem imprimido os livros destinados a bibliotecas via MEC, por exemplo. Isso, sem falar na balbúrdia que é esse ministério, com um troca-troca ininterrupto de secretários que comprometeu, entre outras iniciativas, o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, um gigantesco edital que torna o governo o maior comprador de livros do país. Como a incompetência no nível federal é generalizada, nossa economia já fragilizada está decaindo cada vez mais, e o dólar acima de R$ 4,00 encarece os insumos das gráficas, que por sua vez repassam esse aumento aos seus clientes. Ou seja, as editoras têm vendido menos ao governo, o mercado privado perdeu seus principais pontos de venda físicos (porque as lojas que permanecem abertas até vendem, mas muitas não acertam mais suas dividas com as editoras) e sua produção está mais cara. Não haveria outro resultado possível senão uma crise ampla do mercado.

3 - O público do Sebo Clepsidra é majoritariamente advindo do terror?
Na verdade, não. Nas redes sociais, temos nosso nome muito ligado ao gótico e ao horror, mas quem visita nossas lojas sabe que trabalhamos com praticamente todas as áreas de interesse. Nossa loja da Cesário Mota Júnior, por exemplo, tem como carro chefe as Humanidades, já que estamos no mesmo quarteirão da FESP-SP, que tem graduações de Sociologia, Política e Filosofia. Aos poucos, porém, fomos investindo em um filão que sabíamos que iríamos explorar melhor na editora, o gótico, o fantástico, o romântico e o horror. Alguns dos nossos clientes e leitores mais fiéis, porém, vêm do mundo acadêmico. São professores e pesquisadores que têm um perfil mais eclético, mas que acabam se interessando pelas obras que garimpamos ou que editamos. Há também os colecionadores e os leitores aficionados por poesia e ficção que leem exclusivamente pela fruição, sem qualquer relação com seus trabalhos. Fizemos muitos amigos que começaram a se interessar por esse universo recentemente, e temos grande satisfação em ajudá-los a descobrir novos autores e novas sensações.

Talvez a principal mensagem [que o gótico nos trás] seja a certeza de que algo do passado voltará para assombrar o presente, e que devemos estar preparados para isso. 

4 - Qual é a mensagem fundamental que o gótico nos trás?
Talvez a principal mensagem seja a certeza de que algo do passado voltará para assombrar o presente, e que devemos estar preparados para isso. Isso inclui nosso próprio passado afetando nossa mente, relações interpessoais há muito esquecidas que de repente reaparecem em nosso caminho ou mesmo mentalidades tacanhas há muito superadas que de repente voltam a ser aceitas como sensatas por algumas pessoas (como vemos hoje em relação ao reacionarismo). Podemos relacionar isso a várias de suas diferentes manifestações: como o retorno do reprimido, como a "hauntology", como o obscurantismo, mas a ideia é sempre a mesma: cuidado com aquilo que você julga superado, ou você pode estar despreparado para lidar com os fantasmas do passado.

O Aparicionista, de Friedrich Schiller

5 - As pessoas estão indo a rua por estarem insatisfeitas. Como esse sentimento reflete na literatura brasileira atual ou não é refletido? É o resultado de uma pobreza de debate público? Como mudar essa situação?
Esse sentimento se reflete de inúmeras maneiras, tanto na poesia quanto na ficção, e está inspirando uma nova resistência. Nos slams e nos saraus das periferias a veia política da luta social vem predominando com recados claros contra o machismo, a homofobia e a desigualdade econômica. Na ficção a resposta é mais lenta, pelo tempo de produção naturalmente maior dos materiais impressos, mas creio que veremos muito dessa desilusão com o país e com os rumos dele nas obras que chegarão nos próximos meses às livrarias. Há inclusive quem ache que o nível revoltante da imbecilidade deste governo está inspirando uma nova contracultura. Sobre mudar isso, não creio que haja uma resposta fácil. Temos muitas forças antagônicas lutando pelas verbas estatais. Bancadas religiosas, armamentistas, monarquistas, latifundiárias, milicianas, privatistas, anticientíficas, militaristas e lobistas estão se canibalizando por poder enquanto nossa país desmorona aos poucos, cada vez mais inundado de fake news e revisionismos da pós-verdade. Teremos de aprender a conviver com essas pessoas. Não será fácil reverter o quadro, visto que há milhões de brasileiros que acreditam mais em uma mensagem de fonte desconhecida encaminhada por chat do que na Ciência ou no jornalismo. Estamos naquele ponto em que a engenharia genética anuncia a reescrita de 100% do código de um ser vivo e ao mesmo tempo uma parte considerável das pessoas acha que a Terra é plana e que a Pepsi adoça seus refrigerantes com células de fetos abortados. Esse abismo entre as pessoas deve ainda durar algumas gerações, mas não custa sonhar com dias melhores. Como sempre, a solução passa pela defesa dos nossos direitos sociais, especialmente nosso direito constitucional de acesso à educação.

6 - De onde surgiu a ideia da Coesão Independente?
Da necessidade. Ao abrir minha editora, percebi quão complexos são os desafios que as pequenas editoras têm de driblar todos os dias. Burocracia, pesquisa de preço com fornecedores, divulgação, marketing, contabilidade, direitos autorais, licenciamentos de imagem, definição de processos de produção, montagem de equipe muitas vezes remota, estocagem, distribuição, domínio das opções de impressão (tipos de papel, tinta e encadernação) e por aí vai. Tudo isso passa a fazer parte do dia a dia do editor e muitas vezes ocupa mais tempo do que a própria edição. Quando comecei, eu já tinha 11 anos de experiência como funcionário de outras editoras, mas muitos desses processos eram sempre responsabilidade de outros setores com os quais eu não tinha contato. Percebi que entre meus parceiros comerciais do sebo havia muitas editoras mais experientes que poderiam me ajudar, então fui pedindo ajuda até perceber que deveríamos oficializar essa parceria informal a ponto de um dia podermos trabalhar em bloco. Começamos com quatro editoras e aos poucos fomos crescendo. Atualmente, a Coesão tem 94 editoras associadas e mais algumas dezenas esperando avaliação de seus formulários de adesão (infelizmente ainda demoramos um pouco nesse processo). As editoras interessadas podem solicitar sua associação no nosso site.

7 - O Aparicionista, Caim e agora Varney: para onde vamos? Qual é o próximo passo para os Penny Dreadful? Afinal, o que são e de onde surgiu esse desejo de publica-los?
Nossos próximos projetos já divulgados incluem uma ficção inédita que envolve duas figuras históricas que amamos: Álvares de Azevedo e Ian Curtis, temos também outro romance gótico alemão que dará continuidade à coleção Imaginário Gótico, e temos também uma coedição com a editora Ex-Machina, que divulgaremos em breve. Atualmente estamos com a campanha de financiamento do Varney, o Vampiro, que você mencionou. Nosso próximo penny dreadful será o clássico Wagner, o Lobisomem, que também terá quatro volumes. Para nós, poder viabilizar a tradução desses romances folhetinescos tão extensos é um sonho. Passamos décadas lamentando a ausência deles em nossas prateleiras e finalmente poderemos oferecer ao nosso público essa curiosíssima experiência de leitura.

O Sebo fica localizado na Vila Buarque, centro de São Paulo (R. Dr. Cesário Mota Jr., n° 296, abrindo de seg. a sex. das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 17h). Compra, troca e vende livros e quadrinhos novos, seminovos e usados.