terça-feira, 12 de julho de 2016

Um regresso moral - O sorriso da hiena (Gustavo Ávila) [CONTÉM SPOILER!]

A lágrima contornou a maçã do rosto serpenteando a bochecha que tremia com a respiração ofegante da criança, deixando atrás da gota um rastro úmido que desenhava seu caminho na pele jovem. Perdeu velocidade ao lado de uma fita adesiva cinza que tapava a boca, e como a ampola de uma seringa, encheu-se instantaneamente de uma tonalidade rosa, até pingar vermelha e explodir no chão feito uma lágrima santa. - Gustavo Ávila

O leitor queira me desculpar (e o autor do livro também) pela lentidão de postar a opinião de um dos melhores livros que li nesse último ano. Impactante e de uma criatividade sem igual, ''O sorriso da hiena'' não é um dos livros que você, leitor de livros policiais deve deixar na estante, mas sim na cabeceira.

Para explicar como David virou um psicopata, Gustavo Ávila não é sútil. Não é só David testemunhar o assassinato dos pais, ele precisa lembrar dos requintes de crueldade e do rosto do assassino, de suas roupas, de sua ironia. Afinal de contas, ''Ninguém gosta de linguarudos''.

Inteligente, sagaz, ele nos propõe a seguinte dúvida: ''É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?''. Algo bem presente nos dias atuais, o limite da moral (algo que tratei nos posts do Lovecraft e da Mary Shelley) se tornou relativo. 

Créditos na imagem
Para um bem maior, sacrifícios tem que ser cometidos. Não é uma das falas do livro, mas ao meu ver, caberia muito bem na boca de William, um psicólogo infantil que criou uma tese sobre o desenvolvimento do caráter humano passava por traumas infantis. Ele aceita o jogo de David, que repete o que assassinato de seus pais com diferentes casais e com diferentes crianças para diversificar o estudo do psicólogo, buscando no final das contas, o que aconteceu com ele.


Os crimes começam a ser investigados por Arthur, um sagaz detetive que tem a Síndrome de Asperger, um distúrbio que afeta a capacidade do indivíduo de socializar-se e comunicar-se de maneira efetiva. Ele persegue David, porém é sempre despistado, não conseguindo pistas o suficiente para incriminar o serial killer.


''Um envelope que irei guardar com muito carinho: o contrato assinado com a Verus Editora, do Grupo Editorial Record.'' diz Gustavo em uma rede social.

Enquanto isso, fazendo um pacto com o próprio diabo, William vê sua vida pessoas ser destruída: causa a morte do melhor amigo, separa-se de sua noiva, fica envelhecido pelo remorso.

Com um final impressionante, o que era um publieditorial de 304 páginas passa para um contrato assinado com a Verus Editora, do Grupo Editorial Record, esse é um daqueles livros que já estão prontos para virar filme.

E eu estou ansiosamente esperando: