Imagem de viollet30 |
No período da Santa Inquisição uma bruxa é queimada na fogueira graças a uma denúncia de um nobre da região. Ela não conseguiu escapar, mesmo tendo contatos com todos os poderosos da época.
Em situação de desespero, sentindo o fogo a rodear, ela professa seu último feitiço: amaldiçoa a casa e sua árvore, motivo do seu desafeto e de sua condenação. Dês daquele dia coisas estranhas tem acontecido: a morte do delatante - Sir Matthew - o comportamento do seu filho e as decisões inconsequentes de seu neto - Richard Castringham -, que ignora toda a maldição.
Escrito em 1904 o conto foi adaptado para a televisão em 1975 e fez parte do especial da BBC A Ghost Story for Christmas tendo como Sir Richard Castringham o ator Edward Petherbridge. A narrativa se encontra em inglês no volume Ghost Stories of an Antiquary e em português no livro Assovie que Virei da Editora Penalux.
O AUTOR
Montague Rhodes James (1862 – 1936) foi especialista em história medieval e reitor do King's College e do Eton College. Filho de um pastor anglicano, dês de criança se sentia atraído por bibliotecas e igrejas descuidadas. Durante a juventude estudou em Cambridge Seus estudos o levaram para outros países: Chipre, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Suécia. Apesar do trabalho erudito foi as histórias de fantasmas que deu sua fama. Seu primeiro conto foi "Canon Alberic's Scrap-book" para entreter os colegas no Natal, resgatou vários contos esquecidos de Le Fanu (escritor que muito admirava) organizando no livro "Madame Crowl's Ghost" em 1923. Seu diferencial foi sair do comum, o abandono dos clichês góticos na elaboração da trama e a influência de H.P. Lovecraft.