segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Especial Círculo das Ideias: O Sinete Negro - Arthur Machen


— O senhor é racionalista renitente - disse ela. - Não me ouviu dizer que tive experiências ainda mais terríveis? Eu também era cética, mas, depois do que passei, não posso ter dúvidas sobre coisa alguma. - Arthur Machen
O sinete negro é uma novela escrita em 1895 originalmente publicada como The Novel of the Black Seal. Nela vemos um cientista e sua auxiliar que buscam provar teorias da existência de coisas além da compreensão humana e seus resultados são catástroficos.

Na história é muito trabalhado referências ao escritor romano Solinus do Século II depois de Cristo, que se refere a uma pedra chamada Sexaginta em seus escritos e a estandartes das legiões romanas, movendo as lendas da Líbia para a Inglaterra.

O autor na coletânea tem um jeito de narrar as histórias da mesma forma, mas ainda continua a ter certa competência em seu desenvolvimento como em O Povo Branco, muitas vezes agrupadas por temática com A Pirâmide Reluzente e A Mão Vermelha, que se mostrou tão influente para H.P. Lovecraft e Robert E. Howard, entre outros. A concepção de Machen o Povo Branco seguiu a moda hermética da época - tentando explicar as fábulas e os contos populares como verdades distorcidas. Lovecraft o menciona em seu ensaio Horror Sobrenatural na Literatura.

O AUTOR
Arthur Machen nasceu em 1863 e teve uma característica que marcou sua vida e obra: sobrenatural. Seu estilo de narrativa apresenta muitos elementos místicos distribuídos por seus contos e novelas. Fez parte da Ordem Hermética da Aurora Dourada, um seleto grupo de ritual de magia que contou entre os seus membros também William Butler Yeats, Aleister Crowley e Algernon Blackwood. Na década de 1890, a sua escrita adquire uma nova reviravolta: contemporânea torna-se tanto em estilo e tema. Com estabilidade econômica garantida graças a uma herança, cria-se o espaço criativo para sua mais famosa obra: The Great God Pan: narrativa que mistura sexo, paganismo e horror. Outro marco em sua vida é o sucesso de The Archers, que deu origem a lenda dos Anjos de Mons: o primeiro encontro importante entre as marinhas britânica e alemã na 1° Guerra, onde os ingleses foram socorridos por seres celestiais. Morreu em 1947, aos 84 anos.