domingo, 15 de outubro de 2017

Especial Círculo das Ideias: A mão vermelha - Arthur Machen


— Sem sombra de dúvidas - disse Phillipps. - Minha teoria é a verdadeira: esses pedaços de sílex são anzóis pré-históricos. - Arthur Machen
Título mencionado por Lovecraft a uma carta a Howard, A mão vermelha foi publicada primeiramente em 1985. Machen trás de volta Dyson e seu amigo Phillipps, criando um enredo policial quando ambos se tornam testemunhas de um assassinato e se sentem impelidos a resolver o problema indecifrável para a policia.

Um suspense urbano em Londres, cujas descrições das ruas mal iluminadas e da cidade me fazem lembrar as histórias de Jack, o Estripador. Diálogos instigantes e cheios de conteúdo, como é de costume do autor.

Embora uma premissa muito interessante, essa história pode parecer um pouco decepcionante, considerando o talento do autor. Apesar de muito bem elaborado, é mostrada de maneira um tanto quanto simplório a resolução do mistério.

O AUTOR
Arthur Machen nasceu em 1863 e teve uma característica que marcou sua vida e obra: sobrenatural. Seu estilo de narrativa apresenta muitos elementos místicos distribuídos por seus contos e novelas. Fez parte da Ordem Hermética da Aurora Dourada, um seleto grupo de ritual de magia que contou entre os seus membros também William Butler Yeats, Aleister Crowley e Algernon Blackwood. Na década de 1890, a sua escrita adquire uma nova reviravolta: contemporânea torna-se tanto em estilo e tema. Com estabilidade econômica garantida graças a uma herança, cria-se o espaço criativo para sua mais famosa obra: The Great God Pan: narrativa que mistura sexo, paganismo e horror. Outro marco em sua vida é o sucesso de The Archers, que deu origem a lenda dos Anjos de Mons: o primeiro encontro importante entre as marinhas britânica e alemã na 1° Guerra, onde os ingleses foram socorridos por seres celestiais. Morreu em 1947, aos 84 anos.