sábado, 6 de janeiro de 2018

Arde a chama verde - A Cidade da Chama Cantante | Clark Ashton Smith


Antes de Giles Angarth desaparecer, há quase dois anos, tínhamos sido amigos por uma década um mais, e eu conhecia melhor do que qualquer outro que pudesse gabar-se de conhecê-lo. E, no entanto, na época coisa não foi menos enigmática para mim do que para os outros e até hoje permanece um mistério. - Clark Ashton Smith

Clark Ashton Smith. O nome volta em voga depois de muito tempo. Com tradução de Renato Suttana, a Sol Negro Edições trás versões do livro feito de forma artesanal com setenta e sete páginas. Originalmente mais curta, The City of the Singing Flame, seguida de uma sequencia, Beyond the Singing Flame, ambas publicadas na revista Wonder Stories em julho e novembro de 1931. Depois foram reunidas em uma versão definitiva apenas um relato sob o título da primeira história, explicando o porque o diário de um dos personagens principais estarem datados no ano de 1938, na primeira coleção de capa dura de suas fantasias Out of Space and Time (Arkham House, 1942).

Ilustração dust-jacket de Hannes Bok para Out of Space and Time (1942).

Um conto de ficção científica que mistura o maravilhoso e o bizarro, um diário que diz respeito à descoberta de um portal dimensional em algum lugar das Sierras pelo autor de fantasia Giles Angarth. Lá, ele descobre um caminho que leva por uma paisagem de outro mundo, a uma cidade de tamanho colossal povoada por uma raça de gigantes e no coração da cidade, um templo está em pé, que protege a prodigiosa flama verde do título, uma presença estranha e sedutora, cujo o canto chama criaturas alienígenas de mundos adjacentes que se prosternam diante da chama antes de se imolarem em seu fogo. Um narrador, Philip Hastane, nos fornece detalhes de entradas diárias de um amigo que descobriu o portal e que posteriormente deve decidir se resistir à atração da chama misteriosa ou seguir as outras criaturas no fogo.

Wonder Stories, julho de 1931. Ilustração de Frank R. Paul.

Os astros e os céus múltiplos, as dimensões dentro das dimensões, as revelações por trás das revelações em A Cidade da Chama Cantante tipificam particularmente bem a cosmocidade astronômica própria e especial do autor. É semelhante ao Hodgson, embora sem a atmosfera de desgraça e horror. Além disso a história mostra uma preocupação incomum com a parte de Smith por luta fatal entre o paraíso e o inferno, uma preocupação que não tem na maioria de seu trabalho ficcional. Ele narra uma fábula cósmica onde fica claro o que é alienação, morte e metamorfose.

Tales of Wonder, Spring 1940. Ilustração de WJ Roberts.

Ao contrário de seu amigo, H.P. Lovecraft, cuja parte da ficção tece habilmente uma tapeçaria elaborada e auto-sustentável de mitos, Smith não postula nenhum mito em geral - mesmo colaborando com criações do Cthulhu Mythos. Seus deuses e deusas estão lá para causas possivelmente relacionadas, mas ainda diferentes. Ao contrário de outro de seus amigos  correspondentes, Robert E. Howard, que criou séries inteiras de histórias em torno de certos personagens centrais (Conan é uma das principais razões para sua popularidade particular), C.A.S. era incapaz disso. Muito raramente tem uma série de relatos conectados construídos em torno de um personagem ou personagens centrais. Um exemplo disso foi que, mais tarde, em agosto de 1937, para ser preciso, Ashton Smith traçou uma sequela de Beyond the Singing Flame sob o título The Rebirth of the Flame, mas ele, evidentemente, nunca terminou, já que nenhum manuscrito foi encontrado entre as histórias inéditas restantes depois de sua morte em 14 de agosto de 1961.

Wonder Stories, July 1931. Ilustração de Frank R. Paul.
Legenda: 
The real people of the city are giants, moving with solemn, hieratic paces.

A história é trágica num sentido neo-romântico, mas a mente do leitor também deve se maravilhar com sua beleza tanto quanto se afligir por suas ramificações. Clark Ashton Smith, um dos três contribuintes mais proeminentes para a revista pulp Weird Tales do início do século XX, com os outros dois sendo H.P. Lovecraft e Robert E. Howard, partindo dos temas de horror niilista de ambos, desenvolve algo melhor. Observando essas parcerias poderia se esperar encontrar muito do mesmo devido ao relacionamento estreito que os três tiveram, em vez disso, nos deparamos com algo totalmente diferente. Porque Clark é realmente mais sonhador, e não só isso, mas sua guinada para os temas centrais do gênero da ficção especulativa foi feito sentir e apreciar - e, que alegria, a edição da Sol Negro foi feita justamente para isso.

Sol Negro Edições, Primavera de 2015