sábado, 23 de dezembro de 2017

Nada permanece o mesmo... - O Mundo Das Vozes Silenciadas (Carolina Munhóz e Sophia Abrahão) por Bianca Duarte


"Não era mais a mesma Sophie. Tudo mudara. E isso a assustava." - Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Essa é a última frase da contracapa do livro O Mundo Das Vozes Silenciadas e, particularmente, uma das minhas favoritas. Podem achar estranho, mas na minha opinião ela resume uma parte da vida: onde crescemos e nos assustamos com tudo a nossa volta. E é exatamente o que acontece com Sophie na sequência do livro O Reino Das Vozes Que Não Se Calam.

Alguns anos após visitar o Reino pela última vez, Sophie se tornou assistente de uma famosa banda de rock. E, sinto muito informar para os apoiadores do casal, está namorando o vocalista da banda, Nicholas (relação que eles mantêm em segredo). A personalidade dela mudou completamente em comparação ao primeiro livro. Sophie agora está mais forte, mais decidida e mais segura de si. Apesar de lidar com os problemas de ser assistente da banda (que inclui tarefas como cuidar de todos os integrantes, inclusive uma com um problema em especial), a garota agora definitivamente não é a mesma pessoa que conhecemos no primeiro livro. Decidida, segura, confiante, entre outras coisas, é a Sophie desta sequência.

Porém tudo muda quando a garota volta a visitar o Reino, onde as coisas não estão mais as mesmas. O que mais a preocupa é que a Rainha Ny está doente. Todo o Reino e seus amados Tirus estão diferentes, não estão mais tão sorridentes e alegres quanto já foram. Todo o Reino agora parece estar deprimido, triste, sem cor. Será que suas atitudes mais uma vez estão influenciando o Reino, de uma forma negativa? E, se sim, o que está causando isso?


Além de lidar com os problemas da banda e do Reino, Sophie descobre que no festival de música estará a única pessoa além dela que já visitou seu amado Reino, a outra pessoa que Sophie já amou: Léo. Nervosa com o reencontro com o antigo namorado, com medo de terminar sua relação com Nicholas, estressada por lidar com os problemas de uma das integrantes da banda, preocupada com os Tirus e assustava com a possibilidade de perder sua Rainha Ny, Sophie se vê mais uma vez na corda bamba entre sua felicidade e tristeza. Nesta sequência somos apresentados a vida adulta de Sophie, sobre como ela está se aventurando na sua nova vida, na sua nova personalidade. 

Eu particularmente não me empolguei tanto quanto ao ler o primeiro livro, mas amei de qualquer jeito. Mesmo tendo achado que a história dela poderia ter se encerrado no primeiro livro, fiquei feliz ao saber da continuação e corri para comprar e ler. Depois de ler, achei necessária a continuação por mostrar que após tudo aquilo que Sophia havia passado, sua vida não acabaria ali e provavelmente novos problemas iriam aparecer (que eventualmente, apareceram). E foi de uma certa forma encorajador ver ela mais uma vez enfrentar tudo da melhor maneira que pode, sempre tentando seguir em frente.

O Mundo Das Vozes Silenciadas é um livro com uma leitura, em minha opinião, calma e relaxante. Onde você entra no mundo de Sophie novamente para saber o que ela fará agora com sua nova vida. Eu achei maravilhoso! E recomendo a todos.

BIANCA DUARTE, é uma jovem de 16 anos e completamente apaixonada por livros, tanto que o sonho de sua vida é ser escritora. Está sempre viajando para outras realidades através do maior número de livros que pode ler, sendo os principais de fantasia e suspense. Também é apaixonada por músicas e séries, sendo duas grandes inspirações para escrever suas próprias histórias e conseguir publicar um livro algum dia.