quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Especial Círculo das Ideias: O Pó Branco - Arthur Machen


Meu nome é Leicester. Meu pai, major-general Wyn Leicester, um destacado oficial da artilharia, morreu há cinco anos vítima de uma complicação renal que adquiriu no clima inóspito da Índia. Um ano mais tarde, meu único irmão Francis, voltou para casa após uma carreira excepcionalmente brilhante na universidade estabeleceu-se, com a resolução de um eremita, para tornar-se perito no que tem sido chamado, apropriadamente, de a grande lenda da lei. - Arthur Machen
O pó branco é uma novela escrita em 1895 originalmente publicada como The Novel of the White Powder e trás em sua narrativa envolvente, porém repetitiva.

A narradora está preocupada com o irmão, que, com a intenção de se tornar um advogado,  se dedica exacerbadamente aos seus estudos até o ponto de obsessão. Sua saúde parece estar diminuindo de estresse e cansaço. Finalmente, ela o convence ver um médico. Ele retorna com receita médica, e logo ele é mais extrovertido e relaxado - até demais.

É impressionante como Machen previu os tempos modernos ou os estudantes que frequentam o vestibular, que hoje chegam a tomar remédios para passarem e manterem o foco.

A história peca como em todas as outras do autor até então: depende de uma chance aleatória e eventos altamente improváveis. O químico certo, o corpo encontrado, o broche caído, a carta que leva ao pacote... enfim, até agora seu modus operandi de escrita não muda ou alterna - um fato marcante e que decepciona.

A história ganha notoriedade com Lovecraft quando ele o cita em seu ensaio O Horror Sobrenatural em Literatura 

O AUTOR
Arthur Machen nasceu em 1863 e teve uma característica que marcou sua vida e obra: sobrenatural. Seu estilo de narrativa apresenta muitos elementos místicos distribuídos por seus contos e novelas. Fez parte da Ordem Hermética da Aurora Dourada, um seleto grupo de ritual de magia que contou entre os seus membros também William Butler Yeats, Aleister Crowley e Algernon Blackwood. Na década de 1890, a sua escrita adquire uma nova reviravolta: contemporânea torna-se tanto em estilo e tema. Com estabilidade econômica garantida graças a uma herança, cria-se o espaço criativo para sua mais famosa obra: The Great God Pan: narrativa que mistura sexo, paganismo e horror. Outro marco em sua vida é o sucesso de The Archers, que deu origem a lenda dos Anjos de Mons: o primeiro encontro importante entre as marinhas britânica e alemã na 1° Guerra, onde os ingleses foram socorridos por seres celestiais. Morreu em 1947, aos 84 anos.