quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A Lenda da Carimbamba - via Vento Nordeste



Amanhã eu vou, amanhã eu vou, amanhã eu vou, amanhã eu vou...

Quando criança cantei muito essa música, composta por Beduíno e Luiz Gonzaga e imortalizada na voz do Rei do Baião. Mas confesso que só há bem pouco tempo, quando pesquisava sobre os mitos e lendas do folclore nordestino,  é que me dei conta de que a letra falava de uma lenda cearense. Eis a letra:

Era uma certa vez
Um lago mal assombrado
À noite sempre se ouvia carimbamba
Cantando assim

Amanhã eu vou, amanhã eu vou
Amanhã eu vou, amanhã eu vou
Amanhã eu vou, amanhã eu vou
Amanhã eu vou, amanhã eu vou

A carimbamba, ave da noite
Cantava triste lá na taboa
Amanhã eu vou, amanhã eu vou

E Rosabela, linda donzela
Ouviu seu canto e foi pra lagoa
E Rosabela, linda donzela
Ouviu seu canto e foi pra lagoa

A taboa laçou a donzela
Caboclo d'água ela levou
A carimbamba vive cantando
Mas Rosabela nunca mais voltou

Amanhã eu vou, amanhã eu vou
Amanhã eu vou, amanhã eu vou
Amanhã eu vou, amanhã eu vou
Amanhã eu vou, amanhã eu vou

Segundo a Professora Lourdes Macena, da CEFET/CE, a lenda pertence ao povo da lagoa de Opaia  localizada  no bairro Aeroporto na cidade de Fortaleza. Durante muito tempo essa lagoa era utilizada para lavagem de roupas e banhos de animais. Com uma área de 159.379 m² e uma profundidade média de1,7m, a lagoa de Opaia é hoje utilizada para lazer e pesca, muito embora se encontre bastante poluída. Hoje em dia se a Rosabela, fosse entrar na lagoa, com certeza não sumiria laçada nas taboas, mas se afogaria em meios aos detritos!

A taboa laçou a donzela: A "taboa" (Typha domengensis) de que fala a música é uma planta  típica dos brejos, manguezais, várzeas e outros espelhos d'água. A sua fibra durável e resistente, é utilizada como matéria prima para papel, pastas, cestas, bolsas e outros itens de artesanato. É uma depuradora de águas poluídas, absorvendo metais pesados.

A carimbamba, ave da noite: De acordo com a crença popular a "Carimbamba" é uma ave de rapina, provavelmente uma coruja, que hipnotiza as pessoas com seu canto noturno. Segundo comentário aqui no Vento Nordeste, de uma pessoa que não se identificou em 20/06/2013, a Carimbamba é uma ave de hábitos noturnos encontrada em quase todo o país, principalmente na região nordeste conhecida como "Bacurau" (Nyctidromus albicollis). Essa ave tem no canto, uma onomatopeia que diz assim: amanhã eu vou, amanhã eu vou...

carimbamba e a músicaPopularizada na voz de Luiz Gonzaga, depois da gravação em 1951 e regravada mais recentemente por Elba Ramalho e Zé Ramalho, a Lenda da Carimbamba foi transformada em livro Infantil com o texto de Elvira Drummond e ilustração de Nice Firmeza.

A carimbamba e a lenda (extraído do livro de Elvira Drummond):
    Conta na lenda da carimbamba, que toda lua cheia à meia noite um pássaro ia até a lagoa cantar:
    "- Amanhã eu vou, amanhã eu vou, amanhã eu vou..."
    Perto dessa lagoa morava uma menina muito bonita chamada Rosabela; acontece que Rosabela acordava toda noite para ouvir o canto triste da carimbamba.
    A sua família já estava preocupada com a filha e mandou passar uns dias na casa de sua tia, perto do mar. Quando voltou para casa, Rosabela conseguia dormir a noite inteira. Mas um dia teve um sonho muito agitado e saiu de casa como uma sonambula em direção a lagoa.
    E foi caminhando até sumir dentro da lagoa, até hoje ninguém ouviu falar de Rosabela. Mas dizem que nas noites de lua cheia, ouvem-se sua voz cantando:
    "- Amanhã eu vou, amanhã eu vou, amanhã eu vou..."

FONTES:

Elvira Drummont- A lenda da Carimbamba - Editora Demócrito Rocha - Fortaleza -2006
Pesquisa Google: Site Wikipédia
Pesquisas Google: Site: Meu Espaço de Rodrigo Silva
FOTOS:
Imagens Google
Edição de fotos: Site Pic-Monkey
VÍDEO:
Música: Amanhã eu vou - Gravação de Luiz Gonzaga - Monumento Nordestino -Volume 3 - Enviada ao You Tube por "Forrobodologia2 - em 01/06/2012.

Postado originalmente por Vento Nordeste