Para os fãs de terror e fantasia, segue abaixo projetos que podem ser interessantes.
Exatamente hoje (20 de agosto de 2020, data de início dessa campanha), o escritor estadunidense Howard Phillips Lovecraft completaria 130 anos. Com o intuito de celebrar essa data, o escritor Maurício Coelho, em parceria com a Pará.grafo Editora, organizou uma coletânea de contos de horror cósmico inspirada no universo literário lovecraftiano.
Uma edição comemorativa e especial, com 22 contos criteriosamente selecionados, de escritores de diversas partes do Brasil. A obra recebe o prefácio de Nathalia Sorgon Scotuzzi, editora e pesquisadora de Literatura de Horror, e maravilhosas ilustrações do paraense Otoniel Oliveira. A capa foi ilustrada pelo artista Rodolfo Tavares e o projeto gráfico é de autoria do escritor e designer Dênis Girotto de Brito.
Para saber mais, clique aqui.
Contos reunidos do mestre do horror cósmico chamou a atenção dos aficionados por horror por ter um escopo editorial bem definido: apresentar em um único volume todos os contos (narrativas curtas) de H.P. Lovecraft na tradução criteriosa e fluente de Francisco Innocêncio, acompanhados de um extenso paratexto. Os artigos, escritos pelos principais pesquisadores brasileiros da obra de Lovecraft, a introdução e a supervisão editorial de S.T. Joshi (o maior especialista na obra e vida do autor), seu bestiário e sua filmografia alçaram-no a uma posição de destaque, e sua edição revista e ampliada (aguardadíssima após a primeira edição ter se esgotado) só reforça essa posição.
Mitologia lovecraftiana, a reedição revista, ampliada e ilustrada do livro A totalidade pelo horror, disponibiliza novamente o principal estudo nacional sobre o papel do mito na obra de H.P. Lovecraft. Esgotada há meses, a obra é a grande referência a todos os estudiosos e aficionados interessados nos chamados mitos de Cthulhu. Escrito em uma linguagem tão acessível quanto profunda, o livro é uma chave interpretativa que ressignifica e fornece bases para uma melhor compreensão de todo o universo lovecraftiano.
O Apêndice (agora ampliado) contém: 11 artigos e ensaios temáticos sobre diversos aspectos da obra e da vida de Lovecraft (são quatro a mais em relação à primeira edição, assinados por Caio Bezarias, Oscar Nestarez, Alexander Meireles da Silva e Alcebiades Diniz Miguel). A introdução é assinada por S.T. Joshi, o maior especialista na vida e na obra do autor; Uma seleção de cartas inéditas em português com apresentação de S.T. Joshi, traduzidas por Francisco Innocêncio; bibliografia crítica do pesquisador e especialista em literaturatura fantástica Marcello Branco, que elenca (e reflete sobre) a bibliografia lovecraftiana no Brasil. A Bibliografia foi revista e atualizada para contemplar o mapeamento de novos títulos surgidos desde o lançamento da primeira edição; Cronologia da ficção lovecraftiana: Lista cronológica da ficção do autor preparada por S.T. Joshi (112 itens); Iconografia: 9 fotos de Lovecraft + o esboço de Cthulhu feito pelo autor; Filmografia lovecraftiana: são 29 filmes listados e comentados (na edição anterior, eram 12) pelos pesquisadores Edgar Indalecio Smaniotto e Marcelo Miranda. Cada verbete contém ficha técnica, referências de adaptação na literatura de Lovecraft e sinopse crítica. Os textos da primeira edição foram revistos e atualizados; as novas inserções incluem títulos de várias épocas e países, além de produções lançadas nos últimos anos, entre adaptações e filmes influenciados pela mitologia do autor. A mais completa e atualizada filmografia em português sobre Lovecraft no cinema; e o bestiário: conteúdo reformulado para esta segunda edição, com textos inéditos do pesquisador Marcelo Miranda em 15 verbetes com as descrições e as referências de entidades da mitologia lovecraftiana. O conteúdo está separado em três categorias: Raças, Deidades e Outras criaturas. Inclui ainda sugestões de leitura, indicações de filmes (para o leitor conhecer as diversas formas como as criaturas foram representadas no cinema) e ilustrações exclusivas do artista Tulio Caetano.
Para saber mais, só clicar aqui.
Tem de 18 dias restantes.
Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Nathaniel Hawthorne, Stephen King... esses e muitos outros escritores de terror dos Estados Unidos fazem parte de uma tradição que começou ainda no século XVIII, a literatura gótica norte-americana.
Transferindo o horror do castelo mal-assombrado europeu para a mansão, utilizado as paisagens inóspitas e inexploradas do continente e tratando de temas culturais específicos, como o caso das bruxas de Salem, o gótico nasceu nos Estados Unidos com sua cara própria.
Essa tradição foi oficialmente iniciada por um escritor chamado Charles Brockden Brown, reconhecido por ter escrito o primeiro romance gótico do país, chamado Wieland, ou a transformação. Agora, pela primeira vez, esse romance chega ao Brasil pelas mãos da Editora Diário Macabro! Para saber mais, é só clicar aqui.
Faltando apenas 16 dias para o fim da campanha, pela primeira vez vez em português, um livro totalmente composto pela obra de Clark Ashton Smith, um dos maiores escritores de horror e fantasia de todos os tempos!
Clark Ashton Smith (1893-1961) foi poeta, escultor, pintor e autor americano de contos de fantasia, horror e ficção científica. Devido a problemas de fobia, ele teve uma vida pobre e reclusa, casando-se muito tarde. Morou quase toda sua vida na cidade de Auburn (Califórnia) com seus pais, que o incentivaram em uma vida de estudos autodidata. Smith foi um grande criador de mundos imaginários e criaturas incríveis, tendo concebido através da escultura seus monstros antes mesmo de transportá-los para o papel.
Para saber mais, só clicar aqui.