sexta-feira, 7 de junho de 2019

Planeta Hulk (livro e quadrinho) de Greg Pak


"O monstro salvou a todos. E, por medo, eles o traíram. Como sempre fizeram. Como sempre farão. Esta é a história do Cicatriz Verde. O Olho da Fúria. O Quebra-Mundos. Haarg, Holku, Hulk. E de como ele finalmente foi para casa."
Uma das maiores sagas da Marvel nos quadrinhos também pode ser achado nos meios literários. Publicado originalmente em 2006, a saga de Planeta Hulk responde a pergunta: onde ele estava enquanto acontecia a Guerra Civil?

Tudo começa quando o Golias Esmeralda é enviado para uma missão para parar uma arma da Hidra. Ao chegar lá, ele descobre que a arma é uma bomba gama que explode e o faz perder o controle, destruindo tudo e todos na sua frente em Los Angeles, sem controle. Coube aos integrantes do Quarteto Fantástico, Coisa e Tocha-Humana contê-lo, fazendo isso com bastante dificuldade.

Vendo isso, um secreto grupo de super-heróis formado pela “elite” dos heróis Marvel que age “nas sombras” chamados de Illuminati se reúne para discutir sobre o assunto. Percebendo como Hulk é perigoso, o grupo que tinha como membros o Professor Charles Xavier, fundador dos X-Men; Doutor Estranho, o Mago supremo; Reed Richards, o Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico; Namor rei de Atlântida; Tony Stark o Homem de Ferro fundador e líder dos Vingadores e Raio Negro, rei dos Inumanos decidem afastar Hulk de qualquer lugar que ele possa machucar pessoas.

Porém essa decisão não foi unanime. Professor Xavier não estava presente por ter desaparecido durante a Dinastia M e Namor foi radicalmente contra, mas mesmo assim eles continuam com seu plano: houve até mesmo uma luta entre o Homem de Ferro e Namor por essas discordâncias, com o último jogando a praga: "Banner voltará de onde quer que vocês o enviem e ele irá matar todos vocês! E estará certo!".

Convencido a ir para o espaço por um falso Nick Fury (que está desaparecido) que busca Banner para concertar um satélite, pois ele está com problemas com a I.A., e é algo que precisava ser arrumado e apenas o Hulk poderia realizar o trabalho. Essa I.A. ia distraí-lo enquanto a nave era mandada para um planeta, um lugar com segurança, onde o monstro não poderia machucar ninguém. O livro nesse ponto é um pouco diferente. Quem passa a missão para Banner é Reed, e é logo após a destruição de Las Vegas, e a presença de Amadeus Cho (que viria ser o próximo a assumir o manto de Hulk) é marcante, tanto no extra dos quadrinhos encadernados quanto no inicio e no final do romance.

A nave que deveria levar para seu exílio no espaço acaba se desviando de seu curso após um ataque de raiva e é tragada por um portal cósmico, fazendo Hulk pousar no distante planeta Sakaar, que de desabitado não tem absolutamente nada. Vendido como escravo, Hulk se torna o Cicatriz Verde, o mais poderoso gladiador de um planeta violento e primitivo, que evolui tecnologicamente através de lixo espacial.

Junto com o astuto insectóide Miek, a horrível Ninhada Sem-Nome, o sábio homem de pedra Korg, o guerreiro das sombras Hiroim e a nobre rebelde Elloe Kai formam o Pacto de Guerra que sobrevive a todas as provações possíveis para consumar um objetivo: derrotar o Rei Vermelho e seus asseclas. Cada um ganha uma história pregressa, contada em flashbacks próprios, como se contassem uma história dentro de uma história.

Um belo exemplo de narrativa Espada & Planeta, o livro expande o mundo de Sakaar para além dos quadrinhos, mostrando uma enorme autonomia do autor para com sua narrativa e que entrega um final agridoce, entregando tudo que um fã do personagem pode querer.

Porque esta é a história do Cicatriz Verde. O Olho da Fúria. O Quebra-Mundos. Hulk. E de como ele foi finalmente para casa.