sábado, 20 de abril de 2019

As antologias fantásticas de Gardner Dozois e George R.R. Martin - via LEITOR FANTÁSTICO



Antologias de fantasia e ficção científica fazem parte da essência do gênero há várias décadas. Embora tenham experimentado um declínio de popularidade nos últimos anos, elas ainda seduzem leitores mundo afora. O maior atrativo da leitura de contos é a possibilidade de conhecer novos autores que provavelmente não entrariam em nossa bibliotecas particulares de outra forma. Aconteceu comigo.

Entre os grandes profissionais que dedicaram suas vidas à edição de antologias, poucos se destacaram mais que Gardner Dozois. Ele foi o fundador da The Year’s Best Science Fiction Anthology, publicada desde 1984 até os dias atuais, além de ser editor da revista Asimov’s Science Fiction. Suas antologias ganharam vários prêmios ao longo dos anos, muitas delas em parceria com seu grande amigo, George R.R. Martin.

Gardner Dozois nos deixou em maio de 2018, mas sua obra ficará eternizada em seus livros e em cada novo autor descoberto através de suas antologias. Esse artigo é uma homenagem a esse grande operário da literatura fantástica.

Crônicas de Espada e Feitiçaria


dozois1

Uma antologia com o melhor do gênero de histórias conhecido como “espada e feitiçaria”. O aclamado editor e autor best-seller Gardner Dozois apresenta uma antologia com contos épicos originais escritos por um grupo de autores de elite. Junte-se aos melhores contadores de histórias do mundo da fantasia como George R.R. Martin – e uma novela inédita ambientada em Westeros, muito antes dos eventos passados em a guerra dos tronos –, Scott Lynch, Robin Hobb e Walter Jon Williams, e mergulhe em jornadas cheias de ação, universos encantados ou sombrios, acompanhando espadachins e aventureiros destemidos. Uma verdadeira homenagem ao gênero considerado o precursor da fantasia épica.

Crônicas de Espada e Feitiçaria reúne alguns dos melhores contos no gênero “espada e feitiçaria”, reunindo veteranos da fantasia, incluindo George R. Martin, Garth Nix e Elizabeth Bear, além de apresentar novos talentos. Editada pelo premiado Gardner Dozois, esta antologia mantém a ação na linha de frente, evocando a excitação da “revistas pulp” e o encanto encontrado nas antologias de fantasia dos anos 60, e tem como objetivo inspirar uma nova geração de leitores.”RT Book Reviews

Mulheres Perigosas

dozois2

Editada por George R. R. Martin e Gardner Dozois, esta antologia traz 21 histórias inéditas sobre magia, ciúme, ambição, traição e rebeldia para Joana D’Arc nenhuma botar defeito. Esqueça o estereótipo de mulheres vítimas e heróis másculos enfrentando sozinhos qualquer perigo. Aqui você irá encontrar mulheres guerreiras, intrépidas pilotas, destemidas astronautas, perversas assassinas, heroínas formidáveis, sedutoras incorrigíveis e muito mais.

Assinado por monstros da ficção científica e fantástica como Brandon Sanderson, (“Mistborn”), Megan Lindholm (“A Saga do Assassino”, sob o pseudônimo Robin Hobb), Melinda M. Snodgrass, Caroline Spector (“Wild Cards”) e novos nomes da literatura jovem como Megan Abbott (A febre) e Diana Gabaldon (“Outlander”), o volume conta ainda com uma novela do próprio Martin sobre A dança dos dragões, a guerra civil que assolou Westeros dois séculos antes dos acontecimentos de A guerra dos tronos. Mulheres perigosas é um livro simplesmente imperdível, daqueles que você não consegue parar de ler.

Prepare-se para todo o tipo de perigo e para perder o fôlego com essas mulheres mais que poderosas.

“Independente do seu gênero de afinidade, esse é um livro em que você encontrará algo que vai lhe agradar, pois o título contempla de tudo um pouco. E, o conceito de “perigosa” navega aqui por águas mais turvas. Não é somente aquela que sabe lutar com armas ou possui um super poder que merece esse título, mas sim toda mulher astuta, forte e que sabe tomar as coisas nas mãos, seja a situação que for. É um conceito para a mulher atual, que batalha por tanto e principalmente por igualdade. No fundo, somos todas mulheres perigosas.” – Resenhando Sonhos

As Crônicas de Marte

dozois3

Quinze contos inéditos escritos por grandes autores de ficção científica reunidos pela primeira vez num só volume.

Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs e Ray Bradbury, foram clássicos que influenciaram a imaginação de milhões de leitores e mostraram que aventuras espaciais não precisavam se passar numa galáxia distante, a anos-luz da Terra para serem emocionantes. Elas podiam ser travadas logo ali, no planeta vizinho.

Antes mesmo do programa Mariner e da corrida espacial, a imaginação já povoava nosso sistema solar com seres estranhos e civilizações ancestrais, nem sempre dispostos a fazer contato amigável com a Terra. E, de todos os planetas que orbitavam o nosso Sol, nenhum tinha uma aura de maior romantismo, mistério e aventura do que Marte.

Com contos escolhidos e editados por George R. R. Martin e Gardner Dozois, As crônicas de Marte retoma esse sentimento ao celebrar a Era de Ouro da ficção científica, um período recheado de histórias sobre colonizações interplanetárias e conflitos antigos.

Para essa missão, autores consagrados como Michael Moorcock, Mike Resnick, Joe R. Lansdale, S. M. Stirling, Mary Rosenblum, Ian McDonald, Liz Williams e James S. A. Corey foram convidados a revisitar o misterioso planeta vermelho, aqui representado como um destino exótico e desértico, com cidades em ruínas, civilizações impressionantes… e, é lógico, perigos inimagináveis.

Enfim, o bom e velho Marte está de volta.

“… os contos presentes neste livro mantém a imaginação viva e resgatam o espírito da ficção científica do começo do Século XX. Combinando esse espírito com a nossa consciência do mundo moderno, As Crônicas de Marte não possui histórias retrógradas, mas sim contos atuais sobre um planeta Marte que sempre povoou nossa imaginação.”INtocados

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

dozois4

Se você é fã de literatura fantástica, irá se deliciar com esta antologia de contos organizada por George R. R. Martin e Gardner Dozois.

Obras inéditas dos melhores autores do gênero irão surpreendê-lo com enredos ardilosos e reviravoltas intrigantes. O próprio George R. R. Martin apresenta uma nova história do apaixonante e violento mundo de A Guerra dos Tronos, introduzindo um dos personagens mais canalhas de Westeros.

Acompanhe grandes autores, como Gillian Flynn, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Scott Lynch e muitos outros, nesta coletânea emocionante sobre vigaristas, mercenários e ladrões.

“… as histórias trazem um sem-número de alegorias da vida real, tais como fraude, sedução, charlatanismo, mentira, conivência, vagabundagem, roubo etc. A plêiade de temas recorrentes nos contos é para todos os gostos, e nos fazem perceber que somos tão canalhas quanto qualquer dos personagens em evidência. Não raro, você vai chorar de tanto rir, e rir de tanto chorar com as aventuras do livro…” – Silêncio Contagiante

Ruas Estranhas

dozois5

Ruas Estranhas é uma coleção de 16 histórias de fantasia urbana na qual os editores George R. R. Martin e Gardner Dozois reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris, da série True Blood, Conn Iggulden, da série O imperador, Glen Cook, Patricia Briggs e Diana Gabaldon.

Nessas histórias, nascidas da imaginação de autores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos. Cuidado! O perigo está em cada esquina.

Na introdução deste livro, George R.R. Martin define a fantasia urbana não apenas como um gênero onde a ambientação metropolitana e os problemas contemporâneos se tornam quase personagens de narrativa, mas também como uma criança bastarda nascida da curiosa junção entre o gênero do horror e do mistério. Dos romances sombrios de Neil Gaiman aos bruxos de Harry Potter, da realidade virtual cyberpunk de Matrix às cidades interioranas de um episódio de Supernatural, a semente desse estilo costuma estar lá. Estas histórias demonstram o choque de realidade entre personagens que acreditavam levar uma vida ordinária, sem imaginar o submundo por trás de ruelas escuras, ou os conflitos naturais gerados pelo contato de uma pessoa comum com elementos paranormais.

E é através desses elementos que George R.R. Martin e Gardner Dozois comandam um time contendo alguns dos escritores mais premiados do mundo no gênero fantástico. Neste livro, vampiros, zumbis, bruxos, lobisomens, demônios, caçadores (fajutos) de fantasmas e tudo o mais que possa sair da mente criativa de grandes autores saltam em histórias deliciosamente sombrias, que apresentam o melhor do gênero através da benção do autor mais importante da atual literatura fantástica. Percorra essas ruas estranhas e veja onde elas terminam – é o que lhe é pedido na introdução.

“Para quem gosta de contos e de conhecer novos autores – novos para nós leitores brasileiros-, eu indico com certeza. Várias historias sobrenaturais interessantes e de evolução rápida, bem editadas e com uma leitura que flui muito bem, na maioria das vezes.” – Viagem Literária