sábado, 30 de março de 2019

80 anos de Batman


O Superman surgiu em 1938, na época onde os crimes nos Estados unidos ficaram alarmantes, o numero de desempregos era crescente, e a esperança era apenas uma doce mentira, para isso, foi criado o primeiro Super Heroi, um homem de aço vindo de outro planeta para tirar o mundo da escuridão, o Superman era a certeza de Justiça. mas em 1939 um personagem totalmente oposto a ele foi criado, ele não voava no céu durante o dia, ele passeava pela escuridão da cidade quando os criminosos saiam para causar o mal, ele não estava lá para ser um ícone, ele estava lá para causar o medo no coração de cada um que ameaçasse qualquer cidadão da cidade de Gotham, assim nasceu o cavaleiro das trevas, assim nasceu o Batman.


Criado por Bob Kane e Bill Finger, o Batman surgiu como o segundo Super Heroi da historia, sendo totalmente o oposto do Superman que era colorido, feliz, e tinha os poderes de um Deus, o Morcegão era um homem comum, estupidamente rico mas comum, que vivia em uma cidade onde os crimes eram sua marca registrada, e era exatamente assim que estava os Estados unidos na década de 30, afundada na criminalidade, então Gotham city era um reflexo esses tempos conturbados. 

Com a criação do Batman vimos que todo e qualquer Heroi está no meio dele e do Superman, eles são opostos, onde um representa a luz e a justiça, e o outro representa a escuridão e o medo, todo e qualquer personagem criado nos quadrinhos após isso, se encaixa no meio desses extremos, ambos são Heróis incorruptivos, tem total certeza de seus atos, e é justamente essa diferença entre eles que deixa a rivalidade deles tão interessante.



Mas vamos falar do aniversariante da vez. 


Batman surgiu pela primeira vez em 27 de Maio de 1939. 

Bruce Wayne era um jovem garoto de 8 anos de idade, morador da cidade de Gotham, filho de Thomas e Marta Wayne, um casal de sucesso da cidade, sendo uma família influente e rica, em uma noite, Bruce estava saindo do cinema( teatro em algumas versões) e na saída eles passam por um beco para ir para casa, quando um ladrão chamado Joe Chill, assalta a família, e no caminho acaba matando Thomas e Marta. naquele momento Bruce Wayne também se foi, uma escuridão cresceu dentro dele, misturada com fúria, angustia e melancolia, o pobre garoto sucumbiu a dor, e no lugar dele algo dentro dele nasceu, alguma coisa muito mais sombria. 

O garoto ficou com a fortuna e o mordomo da Família que virou o seu responsável depois da tragedia, mas um proposito cresceu na mente de Bruce, uma forma de fazer com que o assassinato não fosse em vão, ele quis evitar que isso acontecesse de novo. e para isso, ele disciplinou sua mente, e transformou seu corpo em uma arma, e toda noite ele colocava o traje de morcego e patrulhava a cidade. 

Se engana quem fala que é Bruce que se disfarça de Batman, pois Bruce sucumbiu a escuridão quando seus pais morreram, ele nunca mais foi o mesmo, ele deixou de ser criança com aquilo, e se tornou algo maior, Bruce não se disfarça de de Batman para andar a noite, mas o Batman que se disfarça de Bruce para andar durante o dia e aparentar normalidade, Bruce Wayne é a mascara que o morcego usa.

O personagem foi uma mistura de Sherlock Holmes pelo seu intelecto absurdo e por isso ele é conhecido nos quadrinhos como o melhor detetive do mundo, ele também carrega traços do Zorro, do fantasma e de muitos outros Herois das historias pulp.


O reflexo da violência veio com o personagem, nas primeiras edições  o morcego usava uma arma para matar os criminosos, que edições mais tarde foi abandonada, deixando a frase celebre "Quando você mata um assassino, o numero de assassinos continua igual".

Na década de 30 quando o caos econômico varia as ruas, o crime organizado começou a se infiltrar nas camadas sociais das cidades, na politica, nas ruas, em todo lugar. e o Batman era o único que os enfrentava, ele era perseguido por criminosos por saber exatamente onde ataca-los e como atingi-los, e era perseguido por policiais que ficavam nervosos por fazer o trabalho que eles não faziam. Batman não era apenas rico, ele é fluente em varias línguas, domina todas as artes marciais existentes, e tem uma mente disciplinada, capaz de suportar os mais poderosos controles mentais e até toxinas que afetam seu cérebro. E com isso ele usa o medo a favor dele, o sentimento que está presente em todos nós, ele transformou Gotham em sua casa, cada beco, cada rua é seu lar, seu maior aliado, os criminosos saem toda noite e olham para as sombras tendo medo de que possam estar sendo observados, com isso o Batman pode estar em todo lugar.

As revistas do Batman precisavam se tornar mais populares, mais abertas ao publico mais jovem, e para isso o Batman precisava de alguém que pudesse conversar, dialogar e revelar seus planos, como o Watson era para o Sherlock, e para isso o Robin surgiu.


Os anos se passaram e o Morcego foi ganhando mais e mais camadas, conforme os traumas, o numero de aliados é tao interessante quanto ele, e sem falar que o Batman tem sem duvida alguma, os Vilões mais bem elaborados que existem 

Cada vilão do Batman é basicamente um fragmento dele próprio, O charada por exemplo mostra a duvida eterna que perpetua a sua cabeça, o Duas caras representa a dualidade de Batman e Bruce Wayne, mostrando que ele está sempre transcendendo entre a luz e a escuridão, o Espantalho representa o seu medo e a habilidade de usa-lo como arma contra seus inimigos, o Bane representa sua força, e seu intelecto usando o seu corpo como arma, cada vilão mostra um problema, e quando eles são presos eles não vão para a prisão, eles vão para um Manicômio psiquiátrico, nas devidas comparações, Gotham é o cérebro de Bruce, e ele vive como Batman para impedir que essas facetas internas tomem conta dele e o dominem.

 Mas claro, para todo Super Heroi é necessário seu principal Super Vilão, um Heroi que usa o medo a favor dele, se disfarça nas sombras e calcula cada movimento dele, não poderia ter um desafio maior do que um Vilão que não tem medo de nada, usa roupas coloridas e faz questão de chamar atenção sendo totalmente imprevisível o Coringa ,o Batman é um dos Herois mais complexos que existem, e seu maior rival não fica para trás.


Ele representa tudo o que Bruce Wayne deveria ser se tivesse se rendido por completo, ele tinha motivos suficientes para se render ao caos e a loucura, mas não fez, e no lugar dele, o Coringa surgi para representar o total oposto do Morcego, dois lados de uma mesma moeda, um vive para o outro, e nenhum dos dois mata o outro por um motivo de orgulho, se o Batman matar o Coringa ele se rende ao caos, e o palhaço vence, já que é isso que ele quer, mas se o Coringa matar o  Batman, ele perde a unica pessoa que suporta e atura o que ele faz, ele perde o único herói a altura o único rival interessante que ele tem. é sempre interessante mostrar a briga entre os dois, porque nunca se sabe quando aluem vai ultrapassar a linha, e matar o outro.

Cada vilão, e cada integrante da Bat-Família merece um destaque próprio, porque quando se faz parte do mundo do Batman, ninguém tem uma historia fraca, ninguém chega a ser desinteressante, cada personagem que faz parte do universo do morcego tem camadas, deixando esse Bat-universo mais rico, e fazendo com que cada fã queira conhece cada pedaço de Gotham, enquanto os moradores da cidade querem sair de lá.


O morcego foi interpretado e refeito varias vezes no cinema, o primeiro mais famoso foi o Batman de 1966 de Adam West que trouxe o lado animado do personagem, o lado alegre que os quadrinhos mostraram quando o Robin apareceu, mais tarde veio Michael Keaton com o filme dirigido pelo Tim Burton, e com ele veio a Gotham mais bem representada de todas, a Gotham formulada nesse filme é escura, suja, bizarra, tem um visual gótico com prédios altos com gárgulas, um visual que representou com perfeição a cidade e foi inspiração para os quadrinhos.

Mais tarde vieram Val kielmer e George Clooney que trouxeram de volta a faceta cartunesca do Batman, e são os filmes que os fãs mais torcem o nariz por ser no minimo peculiar.

E bem mais tarde quando os Herois estavam voltando pro cinema, a saga do cavaleiro das trevas veio para contar desde o nascer do morcego até o seu final derradeiro passando o manto para outro, um dos Batman´s mais queridos e mais fies, justamente por trazer o lado mais realista do universo do morcego, e Christian Bale surgiu como um Batman. 


Ele trouxe consigo, o considerado melhor coringa dos cinemas, Heath ledger, e o segundo filme da saga mostra o melhor embate entre os dois, o Batman enfrentou um adversário impressível que não queria trazer mensagem ou moral alguma, ele queria fazer o circo pegar fogo, na verdade ele trazia a mensagem que eterniza luta dos dois "A loucura é como a gravidade, só é necessário um empurrão para ele virar realidade" referenciando todos os anos de luta entre eles, já que ambos passaram por situações que mexeram com suas mentes para sempre, e cada um enfrentou isso de forma diferente, o caos imprevisível é sempre atraído pela disciplina calculista.

Mais tarde Ben affleck veio para segurar o manto, não sendo o mais querido entre os fãs, mas tendo uma das melhores cenas de luta que o morcego já fez nas telas, mas agora o personagem está sendo reformulado novamente, e terá uma nova saga de filmes que está prevista para 2021, e o protagonista ainda não foi escolhido.


É  realmente incrível que apenas um homem comum que tem recursos financeiros, uma disciplina mental e um corpo treinado, possa ser um dos Super heróis mais queridos até hoje, um homem que conseguiria vencer qualquer tipo de Heroi, vilão e até mesmo Deuses se tiver tempo para se preparar.

Ele já foi mencionado em series como Arrow e Titãs, sendo tratado como ele deveria ser, uma lenda urbana, ele atua na escuridão, ele some como fumaça, sem deixar vestígios, ninguém vem quem está por debaixo do capuz, e poucos tem a sorte de ficar cara a cara para ter certeza que ele é humano, a policia de Gotham o temem, o odeiam e alguns o adoram, os moradores da cidade veem apenas sombras sem formas, quase impossível ter uma foto clara para provar a sua existência, para as outras cidades ele não existe pelo fato de não existir prova concreta de seus atos, e é justamente isso que o Batman quer, fazer o seu trabalho nas sombras, dando seguranças aos moradores e medo aos criminosos, ele não quer virar noticia para a cidade, ser estampado nas capas dos jornais, ele quer ser tratado como uma lenda urbana, e isso se torna uma enorme vantagem sobre a cidade, se ninguém tem certeza da existência do vigilante da cidade, não existe motivo para suspeitar que Bruce Wayne possa ser ele

A serie dos Titãs tem um dialogo muito interessante, entre o Robin e a moça maravilha onde ela fala
" A mulher maravilha nasceu para dar esperança aos inocentes, e o Batman nasceu para punir os criminosos"

Essa frase mostra perfeitamente o personagem, o simbolo que o morcego trás, a sensação de medo dos criminosos de estarem sendo observados pelas sombras, e a sensação de panico quando o morcego brilha no céu durante a noite. O homem que domou as sombras internas e as usou para que ninguém seja afetado por elas de novo, se o Superman nasceu para ser um simbolo de justiça, o Batman nasceu para ser a certeza da punição, ele é complexo, não pode ser definido com uma palavra só, ele sai todas as noites para evitar que a tragedia que aconteceu com Bruce Wayne não aconteça mais com ninguém, mesmo que seja preciso voltar para casa com ossos quebrados, cortes profundos e com todos os motivos para não fazer isso novamente,carregando o mal de Gotham nas costas para que mais ninguém carregue, e que se alguém tiver que sentir dor mais uma noite, que seja ele, ele suporta, noite após noite, ele aguenta, ele é o Heroi que Gotham merece, não apenas um herói, ele é um guardião silencioso, um protetor cuidadoso, um Cavaleiro das Trevas