quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Victor Milán (1954-2018)


O escritor de Victor Milán, de 63 anos, morreu ontem em Albuquerque, Novo México, depois de anos de luta contra um câncer.

Escritor de ficção ciêntifica e fantasia, sua primeira história foi Soldatenmangel (1981) e suas primeiras novelas estavam na série War of Powers em colaboração com Robert E. Vardeman. Sua estréia em solo, The Cybernetic Samurai (1985) ganhou um Prêmio Prometheus, e foi seguido pela sequela nomeada pelo Prometheus The Cybernetic Shogun (1990). Ele colaborou na fantasia histórica Runespear (1987) com Melinda M. Snodgrass.

Nos seus últimos anos, seu trabalho solo foi na série Dinosaur: The Dinosaur Lords (2015), The Dinosaur Knights (2016) e The Dinosaur Princess (2017), uma das ideias mais inovadoras dos últimos tempos: dinossauros na Idade Média. A série, que segundo George R. R. Martin "É como um encontro de Jurassic Park com Game of Thrones",  no Brasil está sendo publicadas pela DarkSide Books.

Victor Woodward Milán nasceu em 3 de agosto de 1954 em Tulsa, Oklahoma. Ele trabalhou como cowboy, técnico de suporte de computador, ator e disc jockey. Graduou-se da Albuquerque Academy em 1972 e frequentou a Universidade de Yale e a Universidade do Novo México. Era uma figura amada pelos fãs e serviu como marshal de longa data para o Masquerade em Archon em St. Louis e no Costume Contest at Bubonicon in Albuquerque.