sábado, 3 de fevereiro de 2018

Uma galeria em Manchester removeu uma pintura de ninfas nuas - via El País

A retirada de "Hylas e as ninfas" de John William Waterhouse, foi feita para abrir um debate e não censurar, de acordo com o coordenador da sala


A Galeria de Arte de Manchester decidiu remover uma das obras de John William Waterhouse para abrir o debate sobre personagens femininas na arte. Esta é a imagem de Hylas e as ninfas, nas quais aparecem ninfas nus, de acordo com o jornal The Guardian.

A retirada faz parte de um trabalho experimental de outro artista. A retirada da pintura e as reações do público a outra exposição do artista Sonya Boyce foram gravadas. De acordo com a coordenadora da galeria de arte contemporânea, Clare Gannaway, a retirada da pintura foi feita para abrir um debate e não censurar. "Não se trata de negar a existência de obras de arte particulares", disse ele. "Queremos criar um espaço de conversação sobre como exibir e interpretar obras de arte em Manchester".

O trabalho estava em uma sala com o nome In Search of Beauty. Foi exibido com outras pinturas do século 19, onde a mulher nu domina. Gannaway afirmou que era um título ruim para esse espaço. Além disso, ele ressaltou que a mulher só era representada como um sujeito passivo e decorativo ou como mulher fatale.

No lugar da pintura, os assistentes de museu publicaram alguns posts mostrando suas opiniões sobre a decisão dessa retirada. Alguns acreditam que isso constitui um precedente perigoso, outros dizem que é um movimento politicamente correto.