domingo, 27 de agosto de 2017

CONTOS DE FADAS EM SUAS VERSÕES ORIGINAIS - Editora Wish trás edições marcantes

HELEN STRATTON
Bem no fundo do mar, a água é azul como as pétalas das mais bonitas centáureas e pura como o cristal mais transparente. Mas é profundo, mais profundo do que qualquer âncora pode alcançar. Seria preciso empilhar uma quantidade de torres de igreja, umas sobre as outras, a fim de verificar a distância que vai do fundo à superfície. Lá é a morada do povo do mar. - Hans Christian Andersen

A epígrafe que inicia o texto é retirada do primeiro livro da trilogia Contos de Fadas em suas versões Originais desenvolvida pela Editora Wish, com crowdfunding e financiamento coletivo no site Catarse. Nada é escondido ou censurado em Hans Christian Andersen, Jacob e Wilhelm Grimm, Joseph Jacobs, Giambattista Basile e Charles Perrault.

Em um projeto que remonta os tempos da faculdade, a Editora Wish nos trás para a realidade e nos choca com isso. Os contos que aprendemos nos livros de escola e vemos nas telas da Disney pouco tem relação com suas versões originais. Seus finais nem sempre envolvem casamentos ou futuros felizes, nos quais a moral prevalece sobre os pecados.

Culturalmente falando, os contos de fadas trazem o que há de mais conservador na sociedade. Eles dizem que algumas coisas funcionam melhor que outras em determinadas funções. Significa que consideram que existe um ponto de partida, um valor objetivo, um determinado status quo que as coisas possuem e que é melhor para elas, baseados em uma valoração cultural, social, filosófica e política.

Para comprar os livros é só clicar AQUI.