domingo, 31 de março de 2024

Trecho do Sermão do Quarto Domingo do Advento (Sermam da Quarta Dominga do Advento) - Pe. Antônio Vieira


Muito melhor me conheço diante da imagem de um pecado que diante da imagem de um Cristo crucificado. Quando estou diante da imagem de Cristo crucificado, parece que tenho razões de me ensoberbecer, porque vejo o preço, porque Deus me comprou; mas quando me ponho diante da imagem de um pecado, não tenho senão razões de me humilhar, porque vejo o preço, porque eu me vendi. Quando vejo, que Deus me compra com todo o Teu sangue, não posso deixar de cuidar, que sou muito; mas quando vejo, que eu me vendo pelos nadas do mudo, não posso deixar de crer que sou nada. Eis aqui a que se reduz, & como se desengana o juizo de si mesmo, quando se vê como em espelho na imagem de seus pecados: & assim o muda, assim o emeda o juizo da penitencia.