sábado, 11 de abril de 2020

Primeira adaptação teatral do romance de Mary Shelley ganha edição nacional



O Sebo Clepsidra tem fama por trazer obras do gótico como "O Necromante", de Lorenz Flammenberg e "O Aparicionista", de Friedrich Schiller, começa uma nova empreitada com uma nova coleção. Após o sucesso com "O Vampiro", edição comemorativa de 200 anos com textos de John William Polidori, Lord Byron e Uriah Derick D'Arcy, a editora começa uma nova empreitada com seu primeiro volume da nova Coleção Teatro Insólito, responsável por trazer traduções novas de clássicos da dramaturgia gótica e de horror inéditas em nosso país.

O primeiro título escolhido é emblemático: Presunção, ou A Sina de Frankenstein (1823). A primeira versão teatral de Frankenstein a levar esse clássico gótico e protótipo da ficção científica aos palcos europeus. Nele, vemos a tragédia do Prometeu moderno pelo ponto de vista de Fritz, um ajudante do Dr. Frankenstein. Aliás, Fritz foi magistralmente interpretado por Dwight Frye no filme de 1931. Essa figura secundária, é importante notar, não existia no romance. Tanto o Fritz de 1931 quanto o Ygor de 1939 (interpretado por Bela Lugosi) são personagens extraídos dessa peça, e não do livro de Mary Shelley. A emblemática fala "It's alive", igualmente, não vem do romance, mas sim da peça, assim como a dificuldade de comunicação da criatura, que por um bom tempo só murmurava nos filmes.

A campanha iniciada no fim do mês de março conta, além do livro, com vários brindes, como um caderno de anotações exclusivo da campanha tem 10 por 15 cm, capa dura e 64 páginas em papel pólen sem pautas para você registrar seus escritos e desenhos, que pode ser visto na imagem abaixo. O livro e o caderno podem ser adquiridos aqui. Até agora, a campanha conta com o apoio de 42% no Catarse.