terça-feira, 9 de outubro de 2018

"Leia de tudo, escreva sempre que tiver tempo e nunca desista" - entrevista com Fernando Luiz, da Editora Skull


Com o intuito de realizar o sonho de autores nacionais, a Editora Skull, tem como missão o apoio a eles, publicando-os de forma rápida e barata, sem impedimentos. A antologia Horror Show é a primeira antologia tradicional (sem custo ao autor) organizada por ela, com o desejo de resgatar o horror clássico existente em filmes dos lançados em 1980 até 1990. Nestes dez anos de cinema do horror, mais de 100 filmes formaram uma geração que aprendeu a amar o terror, suspense e até a comédia dentro do horror clássico dos filmes categoria B.

Editor da Skull, Fernando Luiz resolveu dar uma palavrinha com o Golem sobre o atual projeto e as pretensões futuras. 

Como você começou a desenvolver esse interesse em literatura?
Desde pequeno, sempre gostei de histórias em quadrinhos, até hoje ainda me interesso, com doze anos comecei a ler Rei Arthur e a tavola redonda, depois O Conde de Monte Cristo, e Edgar Allan Poe. Não parei  mais.

Qual é o papel da Internet para o cenário literário atual?
A Internet tem o poder de alavancar e destruir uma obra literária, um autor e ou uma editora. Na internet as pessoas se acham deuses, no contante literatura, todos se dizem best seller. O Marketing digital é fraco, muitos autores não sabem fazer suas divulgações e ficam condicionados às redes sociais, não mudam o publico e se tornam spam's diários. As vezes a internet é um mal, se não souber usá-la ao seu favor.

A Skull Editora pretende ampliar seu casting de autores?
Muitas negociações estão em finalização. Recebemos muitos interessados em publicar livros inéditos, ou segundas edições de obras já lançadas em outras casas, que por vários motivos não fazem mais parte do catálogo. Como editor não deixo o livro sumir do mercado e aceito na Skull. Nosso calendário está completo até Maio de 2019, Estamos recebendo originais até 30/10 desde ano, muitos ainda podem ingressar na Skull.

Qual foi o objetivo do projeto Horror Show? Terá uma parte 2?
Vejo várias antologias, projetos incríveis, algumas ideias inusitadas, outras, estranhas. Mas o que me deixa preocupado são os valores altos, uma publicação de 150 exemplares para uma antologia de 25 autores não passa de 6 mil reais, mas vejo editoras lucrando sob a produção, entregando livros com qualidade inferior e ou até anunciando edições em capa dura, mas quando chegamos no evento ( fato real da bienal de 2018) o livro não está em capa dura, mas sim dentro de case com verniz. É achar que o autor é inocente a ponto de ficar calado, e muitos ficam por achar que a editora é um templo sagrado sacro e intocável. Horror Show é extremamente sem custo para que autores não sejam usados ou extorquidos. Uma publicação de 25 contos + convidados sem custo algum, a ideia da campanha é ver o autor se envolver com o mercado editorial, com divulgações, pois a cada meta atingida o autor tem garantido mais exemplares. Se atingirmos a meta, eles já receberão 10 unidades do projeto impresso. A Skull se programou para a impressão de até mil exemplares em caso de atingirmos todas as metas e é claro um evento incrível com concurso de cosplay, mas isso só se atingirmos a meta.


Sobre uma segunda parte, tudo depende do bom resultado da campanha. Temos temas para mais duas antologias tradicionais, uma envolvendo romances policiais e outra fantasia, mas Horror Show tem que ser financiada e com isso saberemos que nosso projeto foi bem aceito e poderemos abrir outros. Sem custo, com campanha para o evento.

Como você vê atualmente o mercado literário, sobretudo para os novos escritores?
Vejo, ainda, escritores que sonham com o tão sonhado "aceito" das editoras grandes e deixam de se inserir no mundo editorial pois creem que as editoras pequenas e medianas não lhes darão visibilidade. Vejo autores aceitando a primeira proposta tradicional que recebem e se dando mal nas mãos de editories que não cumprem com o prometido. Vejo editoras falhando com autores. Infelizmente é um mundo onde a palavra "Sonho" na maioria dos slogan's é só mais uma chamariz para lucrar.  Não ligam para a obra do autor, só querem seu dinheiro, recebo pedidos de publicação de autores que saíram ou irão sair de suas casas editoriais pelos mais diversos problemas, em sua maioria, a falta de transparência e arrogância de seus editores.

Como autor, de modo geral, o que te inspira a escrever?
Música, passo maior parte do tempo escutando música e isso se reflete nos meus livros.

Quais autores te influenciaram e se você tem alguma dica para autores iniciantes.
Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Alexandre Dumas, estes dois para quem gosta de brincar com as memorias de seus personagens, indico a leitura. Trabalhar tempo e memória em literatura atual, é algo complicado, muitos autores se perdem com suas próprias palavras. Uma dica que dou para quem pretende escrever ou deseja enviar seu original para qualquer editora, inclusive a Skull. Pesquisa é importante, inspiração todos tem, mas um livro sem bases sólidas, é só mais uma história, editores buscam além. Leia de tudo, escreva sempre que tiver tempo e nunca desista. Um dia a editora grande irá de achar, mas fica muito mais fácil, se você já estiver dentro do mundo literário, e isso, acontece com as pequenas.