sábado, 25 de fevereiro de 2017

Lameira, até breve! - O fim da infância - Arthur C. Clarke


"A raça humana não estava mais só" - Arthur C. Clarke

O título do artigo pode até ser estranho para quem vê de longe, mas foi depois dessa despedida é que houve o término da lida desse livro. Daniel Lameira se despede da Editora Aleph e vai para Intrínseca ser o responsável pela compra dos livros de entretenimento e de não ficção comercial do catálogo da mesma.

A despedida dele ocorreu na sexta-feira (17) no Noname Boteco, ao lado da Estação Fradique Coutinho. Cerveja, amigos e literatura: a mistura perfeita para uma noite em que um sentimento de "quero mais" ficou no ar.

Autógrafo do Lameira no livro

Editado pela primeira vez em 1953, O fim da infância foi o pioneiro ao narrar o contato entre seres humanos e alienígenas. Um clássico da literatura de ficção científica, e o primeiro a tratar desse assunto que passando por um processo evolutivo termina no filme A chegada (adaptação do conto História da sua vida de Ted Chiang, publicado pela Intrínseca).

Nessa obra - que foi a expansão do conto Anjos da Guarda escrito originalmente em 1989, que também está contida no calhamaço da editora - o autor faz uma reflexão sobre a natureza do homem e a sua relação com a Terra e o universo. A edição da Aleph ainda trás outro extra: uma versão do 1º capítulo do livro, escrita por Clarke em 1989, mas que foi descartada posteriormente.



A história narra o aborto da Guerra Fria, que foi impedida pela chegada dos Senhores Supremos - raça alienígena desconhecida que com imensas naves espaciais pairam sobre as principais capitais do planeta, criando um "toque de recolher" a maldade humanidade.

A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos?

A narrativa foi adaptada pela Syfy para a TV por Matthew Graham (criador de Life on Mars e Ashes to Ashes para a BBC) tendo três episódios. Abaixo, um vídeo da própria editora falando um pouco mais da obra. Com vocês, Adriano Fromer Piazzi: