quarta-feira, 5 de outubro de 2016

VEJA: A história não contada do Estados Unidos (Oliver Stone e Peter J. Kuznick) [ATUALIZADO]

"EM 2000 a eleição presidencial entre George Bush e Al Gore colocou os norte-americanos diante de uma escolha clara entre duas visões distintas do futuro. Poucos recordam que exatamente cem anos antes os norte-americanos foram convocados a fazer uma escolha semelhante: os eleitores tiveram que descidir se os Estados Unidos se tornariam república ou império." - Oliver Stone e Peter J. Kuznick


O cineasta Oliver Stone e o PHD em História e diretor do Instituto de Estudos Nucleares da American University Peter J. Kuznick, se juntaram para realizara uma coisa ousada: reescrever a história dos Estados Unidos.

Veja, existe a história oficial: que os Estados Unidos são os heróis do mundo, atuando na Primeira e Segunda Guerra como ícones militares de sucesso, que são os ungidos para guiar o mundo para uma época de paz e prosperidade. Eles vem nos dizer que isso não é bem assim.


Capa da Magazine Times com o rosto de Josef Stalin

Um exemplo básico é quando lembram que o Joseph Stalin foi considerado uma das personalidades do ano da Times durante a guerra (em 1939 e 1942) e que o presidente Truman que inaugurou a Guerra Fria com as bombas de Hiroshima e Nagasaki era considerado fraco e tinha a personalidade covarde.

O brilhante trabalho documenta mais de 100 anos de história mundial e a participação dos E.U.A em tudo isso (dos governos Reagan ao atual presidente Barack Obama).

"A narrativa histórica mais importante dos últimos 100 anos." - Martin Sherwin, vencedor do Prêmio Pulitzer

Lembrando que esse blog é apartidário, e que, os livros já resenhados no debate Direita-Esquerda são da editora que nos apóia, a Faro Editorial. Os lados mostrados nesse debate não correspondem a opinião do autor, mas sim o conteúdo positivado nos livros.

Sobre a bibliografia, com vocês, a editora: