terça-feira, 11 de outubro de 2022

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SOLOMON KANE + REI KULL NO PIPOCA E NANQUIM

Sonja, Kull e Solomon Kane
Sonja de Rogatino, Rei Kull e Solomon Kane


Na última quarta-feira (5 de outubro), o canal Formiga Elétrica recebeu o pesquisador e especialista em Robert E. Howard, Marco Antonio Collares para comentar o livro Bran Mak Morn, e a edição do Pipoca e Nanquim. Estreando na lendária Weird Tales em 1930, Bran Mak Morn é um personagem de Robert E. Howard que reúne algumas qualidades bastante peculiares. Mesmo dentro de alguns conceitos que caracterizam a obra do autor, este se destaca também por uma evidente admiração de Howard pelo povo antigo que se convencionou chamar de pictos.

Durante o vídeo, Marco trouxe a Daniel Fontana (host do canal) informações sobre as próximas obras do texano em solo nacional: Solomon Kane que já foi anunciado e chegará em dezembro desse ano. Segundo Marco, em conversa com Alexandre Callari, o dono da editora confessou que: "Não haverá capa de acetato porque o material encareceu. A edição de Solomon Kane será baseado na Del Rey Books". Marco ainda ficará responsável pela primeira introdução de um escritor brasileiro de um livro de Howard traduzido pela editora: "Vou fazer com muita honra a introdução. Pela primeira vez a introdução feita por um brasileiro."

O livro virá com um compilado de todos os contos de Kane escritos por Robert E Howard, sendo no mesmo formato e acabamento dos livros da trilogia "Conan, o Bárbaro" e "Bran Mak Morn: O último rei dos pictos" e prefaciado por Marco Antônio Collares. Vale lembrar que a última edição de Solomon Kane no Brasil foi feita pela Editora Generale, tendo tradução e introdução do próprio Callari, tradutor dos três volumes de Conan. Neste livro, são também publicadas cartas do arquivo pessoal do autor incluindo a correspondência enviada por seu pai a H. P. Lovecraft, um tocante relato sobre o suicídio de Howard. Conheça as histórias que inspiraram grandes autores e roteiristas e que serviram de base para o filme Solomon Kane - o caçador de demônios.

A novidade é que a editora de Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes vai estar trazendo ano que vem um volume com a obra do Rei Kull. "O Callari já confirmou que virá ano que vem" disse o pesquisador. Três anos antes de Conan ganhar as páginas da publicação pulp Weird Tales, a mesma publicação trouxe um personagem que pode ser considerado como o precursor da espada & feitiçaria e, claro, do barbarismo filosófico. O ano era 1929 e o grande Robert E. Howard apresentava Kull da Atlântida para os leitores, cuja verve introspectiva não fez tanto sucesso entre os fãs destas narrativas, forçando o autor a retrabalhar esse conceitos depois em Conan. Mesmo assim, o tempo traz a justiça e essa criação hoje ganha o destaque que merece.

Para saber mais, veja o vídeo abaixo e acompanhe os canais do Pipoca e Nanquim e Formiga Elétrica.